O Rio de Janeiro se transformará na capital do cinema a partir do próximo dia 21. Isto porque nesta data terá início o Festival Internacional de Cinema 4+1, evento idealizado pela Fundación Mapfre que acontece, ao mesmo tempo, em cinco grandes capitais mundiais e que neste ano tem como sede a cidade carioca.
Em sua terceira edição, e já com uma tradição de trazer filmes renomados, o FC4+1 contará, durante os dias de apresentação, com os últimos longas de diretores consagrados, como Abel Ferrara, Frederick Wiseman, Ross McElwee, Marie Losier e Mohammad Rasoulof, películas que serão reunidas na seção oficial e que concorrerão ao prêmio máximo do evento.
Os trabalhos no Rio de Janeiro terão início com The Wild Blue Yonder (2005 – uma crônica sobre um grupo de astronautas que permanecem num limbo espacial, impedidos de regressar a um inabitado planeta Terra), do cineasta alemão e convidado de honra, Werner Herzog. O filme vencedor da Palma de Ouro, Amour, abrirá o Festival em Madri, enquanto Nosferatu, o Vampiro da Noite, também de Herzog, dará início às atividades em Bogotá. Bonjour Tristesse, de Otto Preminger, será o ponto de partida em Buenos Aires, na Argentina, e Born to be bad, de Nicholas Ray, iniciará o circuito no México.
Assim como na edição anterior, o festival renovará seu compromisso com a difusão do cinema pela Internet e, além de exibir sua programação simultaneamente em salas de Bogotá, Buenos Aires, Madrid, Cidade do México e Rio de Janeiro, disponibilizará também online, por meio de uma parceria com a Filmin (portal de cinema on line –VOD- pioneiro na Espanha), sua abertura durante dez dias, nestes cinco países onde o evento é celebrado. Dessa forma, além das salas de cinema, a programação também poderá ser vista em streaming, com qualidade HD em computadores, celulares e tablets, atingindo um público maior.
Dentre os longas que irão estruturar o festival nesta edição de 2012 estão 4:44 Last day on Earth: (Abel Ferrara, 2011), Crazy Horse: (Frederick Wiseman, 2011), BellFlower: (Evan Glodell, 2011), The Ballad of Genesis and Lady Jaye: (Marie Losier, 2011), La Demora: (Rodrigo Plá, 2012), Verano: (José Luis Torres Leiva, 2011), Goodbye: (Mohammad Rasoulof, 2011), Land of Oblivion: (Michale Boganim, 2011), Les Éclats – Ma Gueule, Ma Revolte, Mon Nom-, (Sylvain George, 2011), Nana: (Valerie Massadian, 2011), Photographic Memory: (Ross McElwee, 2011), LA FOLIE ALMAYER: (Chantal Akerman, 2011), LIFE WITHOUT PRINCIPLE: (Johnnie To, 2011) e TERRI: (Azazel Jacobs, 2011).
Para a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, “sediar o evento evidência a solidificação da arte cinematográfica em nosso país”. Para Fátima, “essa terceira edição mostra que o Festival tem crescido significativamente, atingindo um processo único de consolidação que o torna, de fato, o ‘Festival dos festivais’”.
Serviço
FC4+1 – Festival de Cinema 4+1
Realização: FUNDACIÓN MAPFRE
Cerimônia oficial de abertura: dia 21 de novembro, às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua 1º de março, 66 – Centro.
Exibições: de 21 a 25 de novembro
Entrada Gratuita
O Festival de Cinema 4+1 acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro. Entre outros títulos, a abertura oficial incluirá filmes como o drama La Folie Almayer (2011), da veterana diretora belga Chantal Akerman; o Thriller Life Without Principle (2011), do bélico cineasta de Hong Kong Johnnie To; e o drama com quadrinhos Terri (2011), do americano Azazel Jacobs, considerado pela conceituada publicação “Cinema Scope” como um dos 50 melhores cineastas com menos de 50 anos de idade.
O público dos cinco países envolvidos decidirá, por votação, qual será o filme vencedor do Prêmio do Público 4+1, que receberá € 20 mil e um troféu criado pelo artista Alfredo García Revuelta.
Para informações adicionais, sinopses dos filmes e edições anteriores, acesse: http://www.festival4mas1.com/pt/ .
G.F.
Revista Apólice