Conforme dados levantados pela camara-e.net, o numero de consumidores online chegou a 31,9 milhões em 2011. A expectativa é que ao final de 2012 a movimentação deste público alcance R$ 23,4 bilhões, valor 25% superior ao ano passado. De olho no potencial do comércio eletrônico brasileiro, a Via Internet (gestora da Rede ICP Seguros) lançará, a partir de 2013, uma plataforma aos corretores interessados em comercializar produtos online. “Já temos 78 corretoras que utilizarão a plataforma, com sua própria marca, e a cada mês de 5 a 7 corretoras novas são cadastradas”, informou o diretor de e-commerce e marketing da Via Internet, Rodrigo Paiva, durante almoço com a imprensa nesta segunda-feira (05/11).
Em um primeiro momento, os corretores usuários da plataforma comercializarão a certificação digital. Depois, outros produtos poderão ser incluídos, como, por exemplo, seguros. De acordo com Paiva, dependerá de negociação com as seguradoras que quiserem fazer parceria, pois, para a venda de seguros online funcionar, o sistema entre seguradora e a plataforma deverão estar integrados. “Estamos conversando com algumas seguradoras, mas ainda não há nada definido”, comentou o executivo.
Resultados e expectativas
Durante o almoço, o presidente da Rede ICP Seguros, Manuel Matos (foto), apresentou os números alcançados pela empresa durante sua atuação – que iniciou suas atividades, efetivamente, a partir de 2010 (entre 2005 e2009 aempresa realizou um projeto piloto no estado de São Paulo).
Segundo Matos, atualmente a Rede ICP Seguros está presente em 74 cidades brasileiras e coloca 20 mil consumidores na frente dos corretores mensalmente. As corretoras parceiras da rede cresceram, em média, 25% em 2011 e, até setembro deste ano, 40%. “A certificação digital é um instrumento estratégico pra construir e manter relacionamentos. Ocorretor se viaafastado do consumidor por conta das novas relações de consumo. Esta é uma forma de valorização do corretor independente. Queremos crescer ajudando o corretor a competir com vantagens”, disse Matos.
Entre as novidades, está a ampliação da parceria com sindicatos de outros estados. Acordo com a Fenacor e o Sincor-RJ possibilitará redução de 50% dos custos de implantação da certificação digital – antes este beneficio era apenas para o sindicato de São Paulo. A nova parceria com o Sincor-Rj, por exemplo, já trouxe 80 novos pontos para a Rede ICP Seguros.
Os usuários da certificação digital da rede também terão acesso gratuito às informações do site seguros.com.br.
Para os próximos anos, a projeção é que sejam credenciados 1.500 pontos de atendimento da Rede ICP Seguros. A partir de 2013, a expectativa de crescimento da rede é de 300 pontos por ano.
Jamille Niero
Revista Apólice