Ultima atualização 13 de outubro

Associação é opção para perenidade da corretora

Porém, segundo especialistas, é preciso alto nível de profissionalização para abrir a gestão e os números da empresa para outros profissionais

Novos modelos de gestão de corretoras, como associações, são tendência no mercado de seguros. Como exemplos, a Brasil Insurance, que reúne atualmente mais de 40 corretoras em todo o Brasil, e a gaúcha Sustentare, que reúne oito sócios e planeja alcançar 50 novas filiais até 2013.

Este modelo de associações é um modo de dar continuidade às atividades da corretora em alguns casos, como, por exemplo, quando os proprietários não têm quem os suceda na administração dos negócios. “Associações são a melhor forma de prolongar a existência da corretora. Mas é preciso analisar se o corretor é feliz como está, sozinho, e se tem sucessão. Além disso, se está preparado também para abrir a gestão e os números da empresa para outros profissionais”, analisou o corretor Boris Ber, proprietário da Asteca Corretora, durante painel sobre novos modelos de gestão, realizado nesta sexta-feira (12). O tema fez parte da programação de palestras com foco em capacitação profissional realizadas durante o XV Conec, em São Paulo.

Para Marcos Machini, vice-presidente da Liberty, as seguradoras não têm motivos para ver essas associações com desconfiança, afinal, as próprias seguradoras fazem parcerias. De acordo com ele, os motivos para a união variam: vão desde ganhar escala em quantidade de segurados e união de capitais para investimentos maiores até diversificação de portfólio.

“Em 2002, 10 companhias representavam 85% do mercado de seguro automóvel. Anos depois, apenas cinco somavam esses mesmos 85%”, exemplificou. Segundo ele, os motivos para união são similares entre corretoras e seguradoras. Com isso, o maior desafio é o atendimento, ou seja, como as seguradoras vão atender esse novo modelo. “Será centralizado? Será pulverizado? Nosso desafio é entender o que cada modelo procura para adaptarmos nosso atendimento. Modelos que querem ser enxergados como volume também serão avaliados como volume. A vantagem não é só tamanho, mas se há perenidade na relação”, completou Machini.

Ainda de acordo com a visão das seguradoras, a associação de corretores pode unir talentos para comercializar diferentes tipos de seguros para o mesmo cliente. “Quem só vende seguro auto pode apresentar clientes para o especialista em riscos de engenharia, por exemplo. Vejo aí um caminho associativo bom. Se o corretor não entende de seguros específicos, faz parceria com quem entende”, exemplificou José Luis Ferreira, da Porto Seguro. Por outro lado, a união de corretores pode trazer mais sinistros para a seguradora e é preciso preservar o corretor que não quiser se associar. “A ideia das seguradoras é equilibrar tudo isso”, disse Ferreira.

Jamille Niero

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock