Com o objetivo de garantir maior autonomia aos corretores de seguros em relação às seguradoras, a Susep constituiu grupo de trabalho para revisar, atualizar e consolidar os normativos que regulamentam a atividade de corretagem de seguros. Segundo o superintendente da autarquia, Luciano Portal Santanna, é preciso reforçar a independência dos corretores, dando-lhes maior capacidade de atuação no mercado.
“O corretor de seguros é fundamental para o mercado de seguros. Costumo dizer que não há como imaginar este ramo de negócios sem o corretor. Temos de tomar medidas que garantam a independência e autonomia deste profissional, apresentando meios que o ajudem neste sentido”, explicou Santanna.
O superintendente lembrou que o corretor de seguros não pode ter vínculo empregatício com qualquer companhia seguradora. “O corretor deve ter a liberdade de apresentar ao consumidor um portfólio de produtos e empresas que estejam adequados às necessidades daquele cliente. Deve, ainda, alertar o consumidor das características existentes em cada produto. Por isso, a Lei veda o vínculo com as empresas”.
O grupo será composto pelos servidores da Susep, Gustavo Adolfo Araújo Caldas e Jorge Ferreira Guimarães, pelo procurador federal junto ao órgão regulador, Irapuã Gonçalves de Lima Beltrão, e pelos representantes do mercado, Orlando Filipe de Gouveia, tesoureiro do Sincor-SP, Gumercindo Rocha Filho, Ricardo Albino Pansera, Robert Bittar, Henrique Jorge Duarte Brandão, Luiz Alberto Pomarole, Jairo de Lacerda e Armando Luiz Francisco Portosserra.
G.F.
Revista Apólice