Ultima atualização 02 de agosto

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Professor esclarece importância do idioma para desenvolvimento profissional

Durante palestra promovida pelo CVG-RJ, especialista ainda forneceu dicas para um bom texto empresarial

“Uma das maiores dificuldades da gestão é a comunicação”. Assim, o professor de português, Carlos Alberto Paula Motta, deu início à sua palestra no CVG-RJ, no dia 26 de julho.

O tema “Como escrever corretamente no ambiente empresarial” revelou aspectos fundamentais para uma carreira bem sucedida em qualquer profissão. Na avaliação do professor Motta, “o empresário ou gestor brasileiro tem mais dificuldade na tomada de decisões por deficiências de comunicação”. Como exemplo, ele cita que este déficit pode provocar retrabalho, falta de compreensão entre as partes, mensagens incompletas, que necessitam de explicações complementares, que não constam do texto.

Motta explicou que escrever corretamente é uma das qualidades mais apreciadas na seleção de candidatos a postos de trabalho. Também estabeleceu a diferença entre escrever bem e escrever corretamente: “no primeiro caso”, (escrever bem) “seria passar a informação com competência e clareza”. Escrever corretamente, na avaliação do especialista, “significa escrever sem erros gramaticais ou ortográficos e concordâncias corretas. São processos distintos”, argumentou.

Ele identifica nas empresas dois tipos de documentos: os informais, que são as mensagens de e-mails ou SMS, nas quais o erro é “aceitável” em prol da agilidade, e os documentos formais, que são os relatórios técnicos ou administrativos nos quais é necessário esmero, acabamento e respeito às normas gramaticais. “Vale o que está escrito”, brincou, lembrando a máxima do jogo do bicho.

Por último, o professor forneceu dicas para um bom texto empresarial, revelados por uma pesquisa a que teve acesso: Relevância; Compreensão rápida; Informações completas; Respeito e cordialidade e Gramaticalidade.

A organização do texto também é importante e o assunto principal deve estar no primeiro parágrafo de forma simples, clara e objetiva. De preferência,  respondendo às seguintes perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Quanto? “Cerca de 85% do interesse da informação estão na resposta a estas perguntas”, disse.

J.N.

Revista Apólice

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