O Circuito Cultural Bradesco Seguros é o patrocinador da 15ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que começa hoje (24), em Tiradentes (MG). Até 2 de setembro, serão apresentados aos visitantes do evento, que tem como tema “Uma viagem pela gastronomia regional”, os sabores típicos de 51 cidades de seis estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte.
Na primeira parte do Festival foi realizada uma grande expedição, que pesquisou a relação entre a gastronomia e o modo de fazer, criar e viver do povo brasileiro de cada uma dessas regiões. Essa expedição percorreu um total de 18.194 quilômetros.
Nos dez dias do Festival, haverá jantares especiais preparados às sextas e sábados por chefs brasileiros e internacionais, e atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Os restaurantes da região, considerados os melhores de comidas típicas de Minas Gerais, também prepararam pratos especiais para comemorar o evento. Como de costume, o Festival promove o intercâmbio entre chefs e, nesta edição, traz o melhor da alta gastronomia na América Latina.
O objetivo da expedição – que em 2013 percorrerá os estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia – é mapear as cadeias produtivas e a riqueza da gastronomia brasileira, identificando seu potencial econômico e abordando toda a cadeia do setor: produto/ produtor / centro de distribuição (mercados, feiras, supermercados, restaurantes etc) / consumidor final.
O material recolhido nas viagens será publicado em um livro com texto da jornalista e especialista em gastronomia Guta Chaves. A pesquisa foi documentada em fotos, vídeos e diários de bordo e o conteúdo está disponível no site www.gastronomiatiradentes.com.br, onde também pode ser encontrada toda a programação do evento.
G.F.
Revista Apólice