O mercado de assistência 24 horas é bastante promissor no Brasil, que representa a metade das possibilidades de novos negócios na América Latina. O freio no aumento do PIB não deve afetar os negócios no País.
A receita atual do mercado está um pouco acima de um bilhão de reais. De acordo com Sven Loison, diretor geral da Inter Partner Assistance Brasil, este segmento está ligado, principalmente, à evolução de quatro fatores: venda de automóveis, aumento de viagens internacionais, mais produtos de seguro no mercado e aumento da renda média das famílias.
Os canais de venda também ajudam a disseminar o serviço, isso porque a oferta de assistência acontece em bancos, seguradoras, agências de viagens, montadoras e varejo em geral.
O grande objetivo do serviço de assistência é facilitar os momentos da vida de cada cidadão que enfrenta um problema grave, seja na sua saúde (remoção inter-hospitalar, envio de médico, cobertura de gastos médicos no exterior), na sua casa (consequência de incêndio, ruptura de canos, problema de eletricidade), o uso de seu computador (Help Desk) e até para facilitar os bons momentos da vida, organizando reservas de restaurante, viagens, lazer, entre outras atividades.
No passado a assistência era principalmente ligada aos inconvenientes da vida do dia-a-dia, porém, hoje trata também de aspectos positivos (Assistência Concierge). Assim, cada vez mais a oferta dos produtos, que era embutida em produtos e serviços de clientes B2B das companhias de assistência, se apresenta hoje em um jeito facultativo sobre as grandes carteiras de bancos, varejo e seguradoras.
G.F.
Revista Apólice