A MetLife promove programa de treinamento para colaboradores, em linha com um dos pilares da companhia de desenvolver talentos internos. “Para nós é muito importante dar esse passo e investir no treinamento e capacitação de nossos funcionários. Há um grande hiato no mercado de trabalho entre ‘o que é’ e ‘o que deveria ser’, nosso papel é reverter isso”, relata Jair Pianucci, diretor de RH da companhia.
A companhia fortalece este posicionamento produzindo um programa estruturado e dividido por competências para capacitar todos os colaboradores, do nível técnico ao gerencial. O programa é dividido em três grupos: liderança, colaboradores e força de vendas.
Em 2010 e 2011 foram os anos de desenvolver a liderança da companhia. Além de participar de MBAs, os líderes passaram por cursos de como dar feedback e coaching. Hoje todos os colaboradores da companhia têm um coach e passam por reuniões constantes para que possam melhorar suas capacidades.
Para desenvolver e treinar a força de vendas foi criada a Academia de Vendas com programas específicos. O modelo é de formação contínua, de acordo com a área, o treinamento acontece e o executivo realiza constantes reciclagens. “Defendemos que os funcionários evoluem de forma contínua e ininterrupta, portanto a educação – seja em qualquer formato – deve ser eternamente continuada”, diz Pianucci.
A MetLife criou um portfólio de treinamento e desenvolvimento com foco no desenvolvimento de seus colaboradores. “Hoje já estamos completando o ciclo onde todos os colaboradores da MetLife fizeram o programa de trabalho em equipe e comunicação. Este ano iniciamos o módulo de Eneagrama, ferramenta de conhecimento pessoal e profissional para desenvolver o relacionamento interpessoal, para todos os colaboradores. É de extrema importância que a empresa conheça o perfil de cada profissional para que cada um tenha sua competência exercitada da maneira correta”, finaliza Pianucci.
G.F.
Revista Apólice