O mercado brasileiro de feiras e eventos de grande, médio e pequeno porte deve movimentar R$ 4,8 bilhões em 2012, um crescimento de 37% em relação ao ano passado. Foram confirmadas 201 feiras para este ano, de acordo com informações da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). O segmento é promissor e é crescente o número de empreendedores que buscam oportunidades para apresentar os seus produtos e serviços aos clientes. Luciano Calheiros, diretor de seguros corporativos da Liberty Seguros, afirma que Liberty Feiras & Exposições e Liberty Eventos foram desenvolvidos para atender a demanda nesse momento de crescimento econômico e desenvolvimento do País, em que a realização de eventos, feiras e exposições vem ganhando destaque.
Os eventos de grande, médio ou pequeno porte são fundamentais para o desenvolvimento da economia, pois aproximam o setor produtivo, os fornecedores e os canais de vendas. Entretanto, segundo Calheiros, para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios, é necessária a contratação de garantias como, por exemplo, coberturas de responsabilidade civil para garantir indenizações caso haja algum dano ao público do evento. “É importante que os empreendedores estejam atentos às situações que possam motivar ações judiciais que resultem em pagamento de indenizações a clientes, funcionários ou visitantes”, explica.
Os seguros para Eventos e Feiras & Exposições oferecem coberturas para proteger funcionários e visitantes durante a realização de congressos, exposições, formaturas, feiras, coquetéis, simpósios e eventos similares, que reúnam até cinco mil participantes, em situações envolvendo, por exemplo, queda de objetos e intoxicação por alimentos. Segundo Luciano Calheiros, ao lançar um seguro como este, a Liberty Seguros busca apoiar os empreendedores do setor e reafirmar a sua responsabilidade e missão de proteger tanto os empresários e organizadores dos eventos, quanto às pessoas que os frequentam.
G.F.
Revista Apólice