O game da Allianz Seguros, Live Frog, chega ao Rio de Janeiro, na Lauro Sodré, movimentada avenida da capital fluminense, que liga Copacabana a Botafogo. O objetivo do game é guiar o sapo de uma calçada à outra da via, em meio aos veículos, sem deixar que o avatar seja atropelado. O tráfego da avenida é mostrado ao vivo por meio de uma câmera instalada no local.
O jogo tem cinco fases, com diferentes personagens – o sapo pedestre, o skatista, o idoso, no celular e com sono – que ditam os níveis de dificuldade da partida e representam perigos diferentes do nosso trânsito. O jogo está disponível gratuitamente no Facebook (http://apps.facebook.com/livefrog) e objetiva a prevenção de riscos, alertando pedestres e motoristas a serem mais cautelosos no trânsito.
O ranking do game é divido em manhã, tarde e noite, já que em alguns períodos a travessia é facilitada pela diminuição do fluxo de automóveis. A grande novidade da nova versão é que os primeiros jogadores que cumprirem os objetivos do game ganham um kit personalizado com camiseta, caneca, chaveiro, squeeze e sacola.
“Ao final de cada tentativa, o jogador recebe dicas de segurança da Allianz, mesmo que passe de fase ou não”, explica Felipe Gomes, diretor executivo de gestão de mercado e estratégia da companhia. A ação reforça a campanha global do Grupo Allianz “Um Conselho” (www.allianz.com.br/umconselho), na qual a seguradora compartilha conhecimentos e experiências com o público em geral, como por exemplo, atitudes simples de pedestres e motoristas que podem diminuir riscos. A companhia, com grande expertise em prevenção de acidentes, ressalta que conhecer os ricos é a melhor forma de um cidadão se precaver.
Durante dois meses, o vaivém dos carros, caminhões e motos será transmitido em tempo real e depois desse período uma versão gravada ficará disponível aos jogadores. Em 2011, quando o aplicativo entrou no ar pela primeira vez, o cenário foi a Marginal Pinheiros, em São Paulo. As imagens do trânsito, captadas durante os dias em que câmera esteve ao vivo na capital paulista, foram arquivadas e também servem de desafio aos internautas.
Desde o lançamento do Live Frog, em julho do ano passado, o aplicativo conta com 65 mil usuários, que já jogaram cerca de 250 mil partidas.
O jogo recebeu o “Sol de Ouro” na categoria Interativo (internet) do Festival Iberoamericano de La Publicidad (Fiap) 2012, conquistou ouro no quesito Jogo Online do Wave Festival in Rio desse ano e levou dois troféus na 14ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica – ouro em Mídias Digitais, categoria Interativo e bronze em Mídias Digitais, categoria Inovador.
G.F.
Revista Apólice