O XI Prêmio efinance 2012, promovido pela revista Executivos Financeiros, divulgou seus vencedores. A premiação aconteceu no dia 21, no Hotel Transamérica em São Paulo.
A Liberty Seguros foi vencedora de duas categorias: segurança da informação e mobile.
Com o case Segurança da Informação – Foco no Cliente, a Liberty se destacou pelo trabalho para garantir processos e tecnologias de segurança de alto nível para preservar as informações pessoais e privadas dos seus clientes. “A indicação demonstra ao mercado que nós possuímos todo o conjunto de políticas claras em relação a segurança de dados e transações”, afirma Ana Lucia D´Amaral, diretora de TI da Liberty Seguros.
Para implantar os sistemas de controles de dados, de acordo com a executiva, foram avaliados 241 itens através de uma varredura completa em todas as operações da Liberty. “O processo verificou instalações físicas, rede, servidores, procedimentos, sistemas de controle, proteção e monitoramento, cobrindo todos os pontos de vulnerabilidade para a segurança da informação”, explica.
A Liberty também conquistou e utilizou o selo de Empresa Certificada pela Verizon em todos os seus websites. “Para a obtenção da certificação deveríamos obter 98% de conformidade e atingimos o nível de 100%”, diz.
Na categoria Mobile o destaque foi o case do aplicativo lançado pela seguradora em janeiro deste ano. Por meio da plataforma os clientes podem comunicar os acidentes via iPhone e iPod Touch. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente na loja da App Store, permite ao usuário gravar a localização do acidente via GPS, fotografar o local, recolher e registrar os contatos dos envolvidos, compartilhar as informações e ainda gravar e armazenar notas de voz. “Essa tecnologia não só amplia os canais de comunicação, como traz mobilidade aos segurados e permite também fornecer o maior volume possível de informação e detalhes do acidente”, afirma.
Para a diretora de TI da Liberty Seguros, do ponto de vista da seguradora, os objetivos do projeto foram ampliar a gama de serviços direcionados aos segurados. Desenvolvido em parceira com a área de Marketing Digital da companhia, o Aplicativo para Comunicação de Sinistros integra um processo de atendimento diferente do tradicional aos corretores e clientes.
O Prêmio efinance, criado pela Revista Executivos Financeiros, tem como objetivo homenagear as empresas que operam no país e mais se destacam na implementação de soluções de infraestrutura e aplicativos na área de TI e Telecomunicações. O prêmio visa também reconhecer o talento e a competência de profissionais de TI das corporações. O evento de premiação acontece todos os anos durante o Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras).
A Capemisa venceu na categoria Workflow – Seguradora com os cases ECM Alçadas e ECM Regulação de Sinistros. Com a implantação do “ECM Regulação de Sinistro”, a seguradora alcança um melhor desempenho no tempo de regulação e pagamento de um sinistro. Após a implantação do projeto, o tempo para a regulação de um sinistro logo na primeira fase foi reduzido em 20%.
Já o projeto de implantação “ECM Alçadas” garantiu à seguradora um sistema único de solicitação de requisições para todas as áreas da empresa. Na ocasião, estiveram presentes representando a Capemisa, o diretor de TI, Francisco Di Gioia, o diretor de pós-vendas, Jorge Andrade, a consultora de auditoria e controles internos, Janete Figueiredo, a gerente de projetos ECM, Bianca Sarubbi, e o gerente de auditoria e controles internos, Mauro Peres.
A área de Tecnologia da Informação do Grupo Bradesco Seguros foi vencedora do prêmio em cinco cases distribuídos em três categorias: “BI (Business Intelligence)”, “Internet – Seguros”, “Monitoração de Negócios – Seguros”.
G.F.
Revista Apólice