Ultima atualização 15 de março

SulAmérica integra plataforma de computação em nuvem do Google

A SulAmérica anunciou integração da plataforma de computação em nuvem do Google, Google Apps, nas operações da seguradora. A partir de agora, os sete terabytes de informações contidos nos servidores da SulAmérica migrarão para a nuvem, bem como as ferramentas de comunicação pessoal dos mais de 5.000 funcionários da companhia.
A primeira etapa do projeto contempla a mudança dos sistemas de comunicação pessoal, com a implantação de caixa de e-mail (Gmail), agenda (Google Calendar) e programa de mensagens instantâneas (GTalk) para todos os funcionários da empresa. A novidade aumenta a mobilidade da equipe, ao permitir acesso remoto por computadores, smartphones ou tablets, e contribui para a agilidade da companhia, em qualquer lugar e horário.
Já a segunda fase prevê a adoção do Google Docs como plataforma para criação e colaboração de conteúdo. Com ele, será possível elaborar textos e planilhas, criar web sites e compartilhar vídeos de maneira colaborativa, na qual vários usuários podem editar e ver o mesmo arquivo em tempo real e simultaneamente.
O Google Apps foi a solução escolhida por conta da alta capacidade de execução e suporte necessários para atender a SulAmérica. Para realizar o projeto, a seguradora investirá R$ 3,8 milhões em cinco anos, com expectativa de economizar cerca de R$ 6,1 milhões em cinco anos em gastos com infraestrutura, suporte técnico e atualizações de software.
“Somos uma das primeiras empresas financeiras no País a incorporar esta tecnologia no dia a dia. Os benefícios da nuvem irão trazer grandes vantagens competitivas para a organização”, comenta o diretor de atendimento, tecnologia e operações, Edison Kinoshita.
Para garantir a segurança das informações, a companhia conta com o sistema de proteção desenvolvido pelo Google. “O Google Apps oferece tecnologias avançadas e algumas das melhores práticas do setor para gerenciamento de centrais de dados, segurança de aplicativos de rede e integridade de dados”, diz Antonio Schuch, diretor de enterprise do Google para LatAm.
“Mais do que uma nova tecnologia, a implantação de ferramentas colaborativas muda substancialmente a maneira de trabalhar dentro da empresa. O sucesso desta iniciativa depende da aceitação das soluções pelo nosso público interno”, explica o superintendente executivo de informática da seguradora, Cristiano Barbieri. Por este motivo, a SulAmérica aposta em ações de comunicação interna e em treinamentos para preparar os colaboradores para este novo momento.
Após migrar ferramentas básicas, a SulAmérica também poderá migrar parte de seus aplicativos principais para o modelo de Cloud Computing. “A Tecnologia da Informação é cada vez mais essencial para o sucesso das companhias e tem papel fundamental na viabilidade dos negócios. É importante estarmos sempre alinhados com as novas soluções do mercado para preparar o futuro da companhia”, finaliza Barbieri.

Revista Apólice setores de seguros no Brasil tudo sobre seguros

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice