Ultima atualização 28 de março

Modelo Assistencial à Maternidade da Amil registra 1,3mil atendimentos

Desde sua implantação, o Modelo Assistencial à Maternidade (M.A.M.A.), da Amil Assistência Médica Internacional, superou a marca dos 1,3 mil participantes. Os resultados apontam que o índice de prematuridade desta população caiu de 7,9% para 5,5% sendo que a prevalência de prematuridade do DATASUS/SISNAC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos do Ministério da Saúde) em São Paulo varia de 8,3 a 9%.
Com apoio e suporte de uma equipe multidisciplinar, o M.A.M.A. oferece desde informações e orientações relevantes ao processo gestacional, incentivo ao parto normal e aleitamento materno, puerpério e primeiro ano de vida do bebê até dicas sobre planejamento familiar e orçamentário, licença-maternidade, opções de parto e sugestões sobre o que levar para a maternidade.
O objetivo do programa é abranger todo o universo da gestação, estendendo-se, inclusive, aos pais, para fortalecer o vínculo e participação deles no processo de gestação, parto, pós-parto e no início da vida da criança.
“É imprescindível envolver e estimular a inclusão dos pais nos encontros, que denominamos pré-natal do pai, comenta. Dar banho, trocar fraldas e até técnicas de amamentação são aquisições do pai moderno e eles aprendem e se divertem no módulo prático experimentando esta vivência”, comenta a Dra. Amira Fahd Hazime, médica Ginecologista e Obstetra da Amil.
Durante o encontro, são aferidos a pressão arterial e o nível de colesterol e glicemia para detectar precocemente possíveis doenças hereditárias ou em curso.
Esta ação ocorre uma vez por mês, durante um dia inteiro, com módulos teóricos e práticos, ministrados por médicos, enfermeiros, dentista, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e musicoterapeuta. Cada profissional procura abordar e explorar os principais temas da sua área disseminando informações fundamentais para que este momento tão especial da vida da mulher seja pleno e saudável. A utilização de um importante material didático, com cartilhas, folders, bonecos, mamas e barrigas que simulam os reais, possibilita uma interatividade lúdica.
Essas medidas, associadas ao pré-natal com o obstetra, permitem ao programa proporcionar bem-estar e segurança aos futuros pais, ao mesmo tempo em que se reduzem as taxas de doenças obstétricas, prematuridade, depressão pós-parto e internações nos dois primeiros anos de vida do bebê. Segundo a Dra. Amira, inclusive quando inevitavelmente há uma gestação de alto risco, o diagnóstico precoce facilita cuidados intensivos e melhores resultados.
“Iniciamos este trabalho para atender a demanda de uma empresa cliente que possui uma população predominantemente feminina, jovem, com grande rotatividade e pulverizada em várias unidades. Além disso, foi identificado um alto índice de internações por patologias gestacionais e prematuridade entre os bebês das funcionárias e, em função destes aspectos, precisávamos de um serviço diferenciado de suporte e orientação para auxiliar as gestantes neste período tão delicado”, relembra a Dra. Amira.
Diante deste quadro, a Amil em conjunto com esta empresa cliente, detectou a relevância de um programa preventivo. O M.A.M.A. já recebeu o prêmio Talentos em RH.
“Este projeto piloto foi o primeiro passo para a implantação do programa para outras empresas clientes que tinham perfil semelhante, sendo extensivo tanto aos titulares quanto aos dependentes de pessoa física ou jurídica”, reforça Cláudio Tafla, gerente médico da Amil.
Atualmente, o programa está disponível para os planos Blue, Medial e Dix.

Revista Apólice área de seguros no Brasil

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice