O Projeto “Maestro CAPEMISA” de música clássica realiza este ano uma série de concertos em diversos estados do Brasil com orquestras sinfônicas profissionais do País. Nesta temporada, as orquestras participantes serão regidas pelo gabaritado maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz.
Depois da apresentação em Americana (SP), Tatuí (SP), João Pessoa (PA), Bragança Paulista (SP), São Paulo (capital) e Campinas (SP), o próximo concerto será em Vassouras, no dia 15 de outubro, às 18h30, na Igreja Matriz (Praça Barão do Campo Belo), com entrada franca. No programa, Concertino, de Arthur Frackenpohl (solista Renato Costa Pinto – tuba); Oblivon, de Astor Piazzolla (solista Celso Woltzenlogel – flauta) e Sonata in fa Maggiore, de Benedetto Marcello (solista Lélio Alves – trobbone). O Maestro Laércio Diniz será acompanhado da Orquestra Sinfônica Jovem Regional do PIM, tendo como solistas Lélio Alves no Trombone, Renato Costa na Tuba e Celso Woltzenlogel na Flauta.
Com o patrocínio da Capemisa Seguradora de Vida e Previdência, o projeto tem como objetivo popularizar a música clássica e descentralizar os patrocínios, promovendo concertos não só em uma ou duas cidades, mas em vários estados do Brasil. O regente Laércio entra na programação como convidado, e as orquestras participantes têm os custos do maestro pagos pela Seguradora, o que permite ser o evento estendido para além do eixo Rio-São Paulo.
Durante a semana em que estiver regendo, Laércio visitará o núcleo do projeto social da Capemisa (Capemisa Social) mais próximo da cidade onde estiver acontecendo o evento e realizará palestras didáticas sobre música, levando estímulo, informação e carinho a crianças carentes.
A Capemisa investe parte dos seus resultados em seus projetos sociais. Em 2010, mais de 55 mil pessoas foram assistidas – especialmente crianças e idosos – em programas contínuos de alimentação, atendimento médico e odontológico, apoio educacional, cursos profissionalizantes, auxílio psicológico e ações de cidadania.
G.F.
Revista Apólice