Ultima atualização 21 de outubro

Cesvi Brasil amplia metodologia de certificação de rastreadores

O Cesvi Brasil ampliou a metodologia de certificação de rastreadores para 2012 – verificando novos itens com uma análise técnica mais profunda. Para o próximo ano, o Centro contará com novo laboratório para análises técnicas e passará a realizar, além dos testes práticos em equipamentos embarcados (que já acontecem), análises mais profundas das interferências, consumos, tráfego de informações e funcionalidades dos sistemas.
A certificação desenvolvida pelo centro possibilita que o consumidor tenha um indicador técnico para auxiliar na decisão da compra de um sistema de segurança. As seguradoras conseguem identificar a qualidade e confiabilidade aplicada nos veículos monitorados – que interferem diretamente no risco do sinistro. Já as empresas de rastreamento, que optam pela certificação, contam com uma análise ampla de seu desempenho na operação técnica, suporte e atendimento. Com essa radiografia técnica, as rastreadoras podem adequar equipamentos, processos e mão de obra, assegurando a qualidade de seus serviços.
Uma das principais mudanças na avaliação é uma conformidade ao que o mercado já vem aplicando. De acordo com o tipo de atuação, as empresas não têm mais feito instalação (ou envio) de comando de bloqueio do veículo. Por isso, o critério “bloqueio de veículo” deixa de ser obrigatório, tornando-se item complementar, que apenas ajuda na pontuação final.
Recentemente, o Cesvi Brasil realizou uma pesquisa para verificar qual o público que consulta em seu site a relação de empresas de rastreamento certificadas. A pesquisa revelou que 55% são consultas de seguradoras e corretores, e 45% de outros segmentos – frotistas, cooperativas e consumidores finais.

Abaixo, alguns itens que passaram a ser verificados na metodologia de avaliação.

Legalidade e certificações
É o novo nome do critério “documentação”. Mantém a avaliação de presença de contrato social, Caged e certificação Anatel, e inclui uma validação das certificações reconhecidas pelo mercado, do tipo NBR ISO, que têm se provado um diferencial para as rastreadoras.

Instalação de equipamentos
“Procedimento de instalação” passa a ter complemento de “check-list”. O antigo item “disposição de componentes” passa a ser desmembrado em “tipo de isolamento de emenda”, “dimensionamento de chicote”, “pontos de alimentação, pós-chave e aterramento”, “ocultação de componentes” e “fixação e disposição dos componentes”. E há dois novos grupos: “instalação de acessórios de segurança” e “instalação para acessórios de telemetria” que verificam: “dimensionamento do chicote e de acessórios”, “ocultação de chicote”, “instalação de acessórios”, “instalação do teclado”, “acessórios habilitados para instalação”, “treinamento de instaladores para acessórios”.

Assistência ao veículo

Neste ponto, o item “suporte técnico” deu lugar a outros três itens: “assistência técnica e assistência remota”, “tipo de assistência remota oferecida” e “canais de comunicação com a assistência técnica” – todas com foco na estrutura da empresa.

Software
O antigo item “atualização de mapas” passa a se chamar “contrato para utilização de mapas”, tornando-se obrigatório para quem utiliza mapas do mercado. Da mesma forma, o item “autochecagem” passa a se chamar “listagem de veículos sem atualização”, com análise mais profunda para quem atua com proteção do casco. “Precisão do veículo indicado no mapa” e “ferramentas para mapas” são os novos critérios.
O item “liberação/bloqueio de ação em área controlada” passa a ser “configuração de ações embarcadas”. O objetivo é demonstrar as ações da empresa sobre as configurações de rota, e as ações do equipamento diante de movimentos não autorizados do veículo.
“Gerenciamento de telemetria” passa a ser o item único que avaliará os antigos “gerenciamento de velocidade máxima e mínima” e “gerenciamento de rotação”; e também examinará outros tipos de gerenciamento possíveis. Já o item “tipos de relatórios de gerenciamento de telemetria” vai avaliar quais os relatórios possíveis dentro da telemetria. E as interfaces nos módulos do rastreador serão avaliadas no grupo “interação no veículo”, de acordo com as portas de entrada e saída oferecidas para coleta e recebimento de informações.

Funcionamento do equipamento
Os itens “dimensionamento das conexões”, “consumo elétrico”, “sirene”, “bateria back-up”, “antifurto” e “disposição antiviolação”, que antes estavam reunidos no grupo “funcionamento”, foram redistribuídos para outros grupos, e ficaram agrupados aqui itens estritamente técnicos relacionados ao funcionamento do equipamento.

Formação de operador logístico junto ao software
Grupo de itens voltados para logística com os novos critérios: “manual de operação do software”, “estrutura de formação ao cliente logístico” e “suporte ao software ao cliente logístico”.

Sistemas de comunicação

A intenção é avaliar o controle feito sobre a estabilidade da comunicação entre o rastreador e a central. Quando há uma queda de rede de telefonia celular em alguma região, a central deverá alertar a operação sobre o ocorrido, buscando um acompanhamento mais apurado.

Central de atendimento

Para este setor, há diversos novos critérios, com destaque para o “contrato de confidencialidade”, que visa evitar que comunicações indevidas exponham clientes. Para isso são avaliados os seguintes itens:
– Central de atendimento ao cliente: atendimento aos instaladores/ativação de instalação; tipo de atendimento aos instaladores/ativação de instalação; atendimento à emergência; tempo médio de retorno de botão de pânico; canais de comunicação de emergência; e contrato de confidencialidade.
– Estrutura e armazenamento de dados: no-break; gerador; controle de acesso à central de armazenamento de dados; gravação de meios de comunicação com a central; gravação de dados em mídias eletrônicas (back-up); e servidores.
Os itens “no-break” e “gerador” foram separados. O objetivo é verificar a segurança no funcionamento de cada um, e seus recursos de preservação. Significa que os geradores e no-breaks com acomodação, instalação e segurança adequadas terão pontuação alta.

Documentação só pela internet
Para diminuir os custos de quem procura a avaliação de sua empresa, o CESVI BRASIL passa a receber a documentação das empresas apenas pela Internet. A confirmação da autenticidade do material será na própria visita à empresa, comparando com a documentação original.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock