A Provider IT desenvolveu uma ferramenta de microsseguro para o mercado brasileiro. Em parceria com a Trato+, a solução é totalmente construída na Plataforma Java e permite a comercialização e gestão de produtos de microsseguros, com custo reduzido e adaptabilidade ao perfil do cliente e/ou canal.
“O ponto sensível desse mercado, no entanto, é a forma como os microsseguros são distribuídos. Como o prêmio médio é baixo, é preciso escolher a melhor maneira de cobrar aos clientes”, explica o diretor executivo da Provider IT Business Solutions, Eduardo Nunes.
Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os 100 milhões de clientes em potencial para os microsseguros poderão ser alcançados nos próximos 10 anos, sendo 40 milhões até 2016. O setor, que movimenta hoje R$ 109 bilhões em prêmios por ano, representa 3,1% do Produto Interno Bruto. A expectativa é de que essa fatia chegue a 5% em 2012 e a 7% em 2014, alimentada pelos microsseguros e pelas apólices de grandes obras.
Este novo segmento de mercado, composto por consumidores de baixa renda que pouco tiveram acesso a produtos de seguros, passou a contar com o desenvolvimento cada vez maior de opções de seguros com coberturas simples, desenhadas sob medida para as suas necessidades.
“O produto oferece grande capilaridade e alcance múltiplo aos canais de venda. O microsseguro exige um software com capacidade de processar uma grande massa de informações e uma forma de cobrança simples e barata, que possa ser feita, por exemplo, junto com a conta de luz ou com um carnê de loja”, explica Nunes.
A solução tecnológica oferecida pela Provider IT oferece facilidade para desenhar e configurar produtos de seguros simples, capacidade de processamento de grandes volumes de dados e um conjunto de ferramentas que permite a venda de acordo com o canal de distribuição.
G.F.
Revista Apólice