Ultima atualização 29 de junho

Informações do SUS e dos planos de saúde serão integradas

Em breve, as carteirinhas dos planos de saúde terão uma informação adicional: o número do Sistema Único de Saúde (SUS) do usuário. Trata-se de uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cujo intuito é a integração dos sistemas de informação do SUS e dos planos de saúde. A informação foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura da 16ª Conferência Municipal de Saúde em São Paulo ontem (28).
Não há previsão de quando a norma será implantada. Mas com a resolução, espera-se melhorar o processo de cobrança de ressarcimento ao SUS pelas operadoras de planos de saúde. “Quando você integra o sistema, o SUS ganha porque pode cobrar o ressarcimento dos procedimentos e os planos de saúde ganham porque podem acompanhar o que foi feito no paciente pelo SUS e com isso ter as informações para melhor tratá-lo”, explicou Padilha.
Embora haja dúvida quanto à constitucionalidade do artigo 32 da Lei 9656/1998, que estabelece o ressarcimento, a conta é enviada às operadoras. Dados da Pasta mostram que atualmente 90% dos 45 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil realiza procedimentos de alta complexidade no SUS. No primeiro semestre deste ano, o ressarcimento foi de R$ 68 milhões, de acordo com Padilha, maior do que a cifra obtida nos últimos 3 anos. Conforme matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, o valor efetivamente cobrado dos planos (sem direito a recurso administrativo) em 2011 é de R$ 97 milhões, também superior à soma dos 3 anos anteriores. No entanto, a diferença não foi paga ou está sendo contestada na Justiça.

Com informações da Rede Brasil Atual

Aline Bronzati
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock