Ultima atualização 12 de abril

Solvência II divide companhias britânicas

Somente 46% das seguradoras britânicas estão confiantes de que o mercado de seguros estará pronto para cumprir as novas regras de Solvência II, previstas para vigorarem a partir de janeiro de 2013. É o que mostra o recém estudo publicado pela consultoria Delloite. No ano passado, uma pesquisa semelhante apontou que 63% dos grupos entrevistados apresentaram otimismo quanto ao prazo para se prepararem para as normas. No entanto, na edição do estudo da Delloite de 2011, 73% das 60 seguradoras questionadas disseram estar “confiantes” ou “muito confiantes” de que a sua própria empresa estará pronta para a Solvência II.
Sobre a necessidade de se adequar às normas, quase metade (47%) das companhias entrevistadas admitiram que a possibilidade de se reestruturarem para cumprir na prática as exigências das regras. Porém, 65% disseram que preferem aguardar a introdução das novas técnicas de mitigação de risco para se adaptar à mudança regulamentar.
Recentemente, seguradoras europeias enviaram uma carta ao European Internal Market Commissioner, Michel Barnier, ressaltando que a Solvência II poderá gerar um ambiente não tão previsível e ainda segurar a expansão da indústria de seguros. “É possível, inclusive, que as novas regras gerem uma crise de mercado, pois exigirá das companhias, desnecessariamente, altos níveis de capital”, afirmou Peter Vipond, diretor de regulamentação da Associação de Seguradoras Britânicas (ABI).

Entenda
As regras de Solvência II visam proteger os consumidores, fazendo com que as seguradoras mantenham reservas proporcionais aos riscos que subscrevem. Nas instituições bancárias, tais normas são conhecidas como Basileia.

Aline Bronzati
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice