O Sincor-SP firmou, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, um convênio de cooperação com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, envolvendo o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e CET para aumentar a divulgação do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) entre a população.
Um dos objetivos do convênio é reduzir ao máximo a ação de intermediários, que se valendo da desinformação ou fragilização das pessoas ante a tragédia, cobram geralmente uma comissão de 30% do valor de uma indenização, que por lei é gratuita.
Durante a cerimônia de assinatura da parceria, o presidente do Sincor-SP, Mário Sérgio de Almeida Santos, divulgou dados sobre as assistências prestadas pela entidade referente ao DPVAT. “Neste ano, o Sincor-SP atendeu 5.375 processos relacionados ao seguro obrigatório, somando R$ 34 milhões pagos. O número representa 24% do total de indenizações pagas pela Seguradora Líder”, explicou.
Segundo ele, os 30 escritórios regionais do Sindicato espalhados por todo o estado estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida sobre o DPVAT. “Além disso, os corretores também estão dispostos a fazer palestras para orientar a população sobre o assunto”, completou.
A Polícia Militar recebeu cerca de 150 mil folhetos explicativos com informações gerais sobre a gratuidade do seguro, os eventos cobertos e os beneficiários, além dos contatos do Sincor-SP. Esses panfletos serão distribuídos para a população em geral e para as vítimas de acidentes de trânsito, quando os policiais atenderem as ocorrências. Cartazes também serão fixados em hospitais, IMLs e delegacias, locais onde as vítimas de acidentes de trânsito poderão ser atendidas.
O comandante geral da Polícia Militar do Estado, Coronel Álvaro Batista Camilo, afirmou que as orientações sobre o DPVAT também serão incluídas no conteúdo transmitido nas escolas de formação dos oficiais.
Jamille Niero
Revista Apólice