Apesar do enorme potencial, muitas empresas ainda não utilizam as redes sociais como um canal de capitalização de novos negócios. A maioria delas ainda está fixa ao paradigma que estas mídias servem apenas para escutar a opinião dos internautas e muitas vezes, ignoram as possibilidades de acompanhar, analisar e participar de discussões entre milhões de consumidores.
Uma pesquisa encomendada pelo SAS e realizada pela Harvard Business Review Analytic Services com 2.100 empresas revela que mais de metade das organizações entrevistadas utilizam as redes sociais; mas apenas um quarto do total sabe o que os principais clientes falam sobre a sua empresa ou marca nas redes sociais. Além disso, a pesquisa demonstra que um terço do universo não monitora com eficácia este canal, apenas 23% usam ferramentas para analisar as informações coletadas e menos de 7% interagem com os clientes por meio de ações de marketing.
“As empresas estão perdendo a chance de promover seus produtos e de gerenciar sua reputação. Elas não sabem quem está falando sobre sua marca, produto ou serviço; nem mesmo se um determinado conteúdo está a seu favor ou contra”, afirma o especialista em Analytics e autor de diversos best-sellers sobre o assunto, Tom Davenport.
Em uma visão a longo prazo, 36% das companhias pesquisadas planejam adquirir soluções para analisar os sentimentos dos consumidores nos próximos dois ou três anos; cerca de 33% pretendem monitorar as redes sociais.
A pesquisa, realizada em julho de 2010, teve como respondentes os assinantes da revista e newsletter da Harvard Business Magazine e foi complementada com 12 entrevistas em profundidade.
J.N.
Revista Apólice