Ultima atualização 11 de novembro

Apólice vence Prêmio Allianz de Jornalismo pelo 3º ano consecutivo

A jornalista Aline Bronzati obteve a conquista máxima do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com a matéria “Acidentes tornam setor de seguros mais exigente”, publicada na Revista Apólice. A divulgação dos vencedores e a cerimônia de entrega do prêmio aconteceu nesta terça-feira, 9 de novembro, no espaço 011 Eventos. É o terceiro ano consecutivo que a publicação leva o troféu na categoria mídia impressa e online especializada em seguros. Dos cinco finalistas, a Revista Apólice emplacou duas matérias: a da vencedora Aline Bronzati e “Corretoras de seguro na mira dos investidores”, do jornalista Altamiro Silva Júnior.
Em sua matéria, Aline aborda o acidente no Golfo do México, onde houve a explosão da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, e explica suas consequências ecológicas e financeiras, focando o mercado de seguros. Ela detalha, ainda, que em virtude desses acidentes as seguradoras passaram a fazer novas exigências em gerenciamento de riscos para garantir as coberturas securitárias, principalmente para o setor de petróleo. A reportagem enfatiza que essas novas exigências podem melhorar os procedimentos das empresas, sobretudo no que diz respeito às práticas ambientais.
Em sua quarta edição, o concurso contou com 1047 inscrições e abrangeu dois temas: Seguros e o Especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais. Dos 1047 trabalhos inscritos, 300 em Seguros e 747 em Mudanças Ambientais, 30 chegaram à final. As reportagens foram julgadas por dois comitês independentes: o primeiro de Seleção e Julgamento e o segundo de Premiação. Ambos os júris foram compostos por jornalistas, professores universitários, pesquisadores especializados nos temas da premiação e em Rádio e TV. Não houve qualquer envolvimento da Allianz Seguros em todo esse processo.
O Prêmio foi lançado pela seguradora, em 2007, para valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros e, há dois anos, também em sustentabilidade, com foco em clima e meio ambiente.
Max Thiermann, presidente da seguradora, em seu discurso de abertura contou por que a Allianz decidiu criar o Prêmio. “A informação pode ser um importante agente transformador. E o jornalista tem o papel de garantir o acesso da população às informações que sejam relevantes. Essa é uma das melhores formas de proteger a sociedade. O Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo tem por objetivo principal prestigiar esse trabalho”.
Cada um dos vencedores recebeu troféu, certificado e R$ 15 mil. Conheça os premiados:

Tema Seguros – Categoria Linguagem Escrita

Mídia Impressa e On-line Nacional e Regional
Série “Máfia do DPVAT”, de Demitri Túlio, em coautoria com Luiz Henrique Campos, jornal O Povo.

Mídia Impressa e On-line Especializada em Seguros
“Acidentes tornam setor de seguros mais exigente”, Aline Bronzati, revista Apólice.

Mídia Impressa e Online Especializada Economia e Finanças
“Seguradoras vendem apólices em redes sociais e no Twitter”, de Thais Folego, publicada no Brasil Econômico.

Tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais

Mídia Impressa e On-line Nacional e Regional
A sangria do capital verde (Desafios do Novo Presidente), O Estado de S. Paulo, de Luciana Constantino, em coautoria com Afra Balazina, Fernanda Yoneya, Herton Escobar, José Maria Tomazela, Karina Ninni, Leandro Costa, Mariângela Hamu, Marta Salomon, Patrícia Campos Mello, Roldão Arruda e Sergio Pompeu, venceu com o especial.

Mídia Eletrônica – Telejornalismo
Série – Amazônia, com reportagem de Tonico Ferreira, veiculada na TV Globo – Jornal Nacional. Participaram da equipe Adriano Sorrentino, Ana Caroline Castro, Bárbara Bom Angelo, Fátima Ugatti, Fernando Ferro, Fernando Guilherme, Maurício Prado, e Rodrigo Buzzeto.

Mídia Eletrônica – Radiojornalismo
Série “Produtores de Esperança”, de Aline Louise, Rádio Inconfidência.

Menção Honrosa
A premiação iniciou-se com a entrega de menções honrosas ao jornal Folha de S. Paulo e à revista Safra, por terem sido os veículos que mais deram espaço ao setor de seguros, somente considerando as matérias inscritas em Mídia Impressa Nacional e Regional.
Os veículos especializados em economia, finanças e em seguros não concorrem, por serem setorizados ou já publicarem, com muita freqüência, matérias sobre o tema. A intenção é valorizar a divulgação do seguro em outros impressos. Outro critério utilizado para definir os veículos a serem homenageados foi analisar se as matérias publicadas atendiam à proposta temática do prêmio.

Foto: Aline Bronzati recebe prêmio das mãos de Carlos Ronaldo, diretor Comercial da Allianz, e Max Thiermann, presidente da seguradora

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO