A Ace Seguradora lança um canal exclusivo para denúncias contra fraudes nos seguros emitidos pela companhia. O novo serviço disque-denúncia, com o número 0800-770- 8135, pode ser acionado por funcionários, clientes, corretores, fornecedores e qualquer pessoa que, por qualquer razão, tiver informações ou suspeitas relevantes acerca de alguma fraude que esteja sendo cometida. É um serviço gratuito e sigiloso que garante total anonimato.
Conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) sobre fraudes contra seguros, os resultados apontam que no ano de 2009 houve R$ 2,1 bilhão em reclamações de sinistros suspeitos de fraude, que representa 11,1% do valor total dos sinistros. O valor das fraudes comprovadas somou R$ 225 milhões, 5% maior do que o montante apurado no ano anterior, e representou 10,7% do valor dos sinistros suspeitos, enquanto que em 2008 equivaleu a 11,2%.
As informações são do Relatório do Sistema de Quantificação da Fraude (SQF), divulgado em agosto. O estudo foi alimentado com dados de 54 seguradoras em todos os ramos de seguro, com exceção de Saúde, Previdência Complementar Aberta e Capitalização. Unidas, essas seguradoras representam 91% do total de prêmio ganho pelo mercado de seguros em 2009, nos ramos pesquisados.
“As fraudes causam danos para toda a cadeia do seguro, gerando prejuízos não somente para as seguradoras, mas também para os segurados em geral, que vão arcar com os custos referentes à margem de perdas decorrentes das fraudes”, diz Talita Lemos, responsável pela área de Compliance da Ace Seguradora.
J.N.
Revista Apólice