A SulAmérica Seguros e Previdência reestrutura a área executiva da seguradora com a criação da Diretoria de Estratégia e Execução, que definirá e colocará em prática a estratégia corporativa junto às demais áreas da empresa. O departamento ficará a cargo de Roberto Marucco, antes responsável pela diretoria de Informática, e estará ligado diretamente à presidência.
A nova área reunirá os processos de definição e gestão da estratégia, escritório de projetos corporativo, ações de relacionamento com clientes (CRM) e ouvidoria. A meta principal é a proximidade na relação com os clientes. Atualmente, a seguradora possui uma carteira de 6,3 milhões de clientes. “Este é um universo enorme que pode ser melhor gerido com ações de relacionamento que visam a retenção e fidelização dos clientes. Iniciativas de cross sell e up sell também estão no escopo dessa nova área”, resume Marucco.
A nova diretoria controlará a execução dos principais projetos corporativos da seguradora direcionados para ao crescimento da companhia que vão desde abertura de novas sucursais, análise de parcerias e canais alternativos e melhoria da eficiência operacional. Entre estas ações destacam-se a inauguração de 12 novas unidades, entre sucursais, filiais e CASAs (Centros Automotivos de Super Atendimento) até o final de 2010.
“É fundamental para a companhia e para o cumprimento das nossas metas termos uma área de gestão de projetos alinhada à gestão de negócios e à estratégia corporativa da empresa”, comenta o executivo, salientando que a nova área está com mais de 30 iniciativas em andamento.
A decisão de criar a diretoria de Estratégia e Execução faz parte das ações iniciais implantadas pelo novo presidente executivo da SulAmérica, Thomaz Cabral de Menezes, no cargo desde abril deste ano. “Esta mudança tem como objetivo garantir o alinhamento, agilidade e efetividade das ações em todas as unidades de negócio da companhia”, afirma Menezes. Ele acrescenta que o objetivo da área é dar mais foco e prioridade a novos projetos.
Em seguro saúde, a SulAmérica registrou crescimento de 17,5% no primeiro semestre. No segmento de automóveis, a venda de apólices cresceu 18,6% e a seguradora superou a marca de 1,2 milhão de veículos segurados. As apólices de vida aumentaram em 13,6% e a área de gestão de ativos registrou incremento de 40% no volume de recursos administrados, superando os R$ 16 bilhões de recursos sob administração.
J.N.
Revista Apólice
Mudança de regras da ANS transforma relação entre corretores e operadoras
Mudanças em reajustes, portabilidade e sinistralidade exigem atuação mais técnica de corretores e atenção redobrada de empresas