A Provider IT, empresa especializada em tecnologia voltada para atuação em projetos, outsourcing, desenvolvimento de produtos personalizados e consultoria, acaba de firmar parceria com uma seguradora localizada na região metropolitana de Buenos Aires, Argentina. A negociação foi a primeira iniciativa da empresa em terras estrangeiras. Baseado no ZoomX, plataforma que permite a identificação de comportamentos, tendências e práticas suspeitas durante todo o ciclo de vida de um seguro, o projeto tem como objetivo criar um modelo de combate à fraude em sinistros de automóveis. O trabalho conta com a participação de parceiros locais, como a empresa Seta, e com a presença de técnicos e consultores da Provider IT e da Neurotech, também responsável pela ferramenta.
O ZoomX é baseado na utilização de técnicas de redes neurais e é estruturado em quatro camadas, sendo a principal – Núcleo de Inteligência – composta por três módulos: um motor de regras que registra o conhecimento dos especialistas do negócio, um Gateway para acesso a informações de fontes de dados externas e um Motor de inteligência artificial. Segundo o diretor comercial da Provider IT, Amaury Pugliese, com a utilização do ZoomX, o número de variáveis nas análises – que é de sete ou oito quando realizadas por uma pessoa – passa para 200 ou 300. “Trata-se de uma capacidade de cruzamento que possibilita uma análise mais apurada com conclusões mais fidedignas ao perfil da operação que está sendo processada”, afirma Pugliese.
Da forma como foi criado, o ZoomX se adapta a qualquer modelo de processamento adotado pelas empresas, e todos os ramos da indústria de seguros podem utilizar a plataforma. “A entrada da ferramenta na Argentina é somente o primeiro passo para sua implantação em outros países”, afirma Evandro Abreu, sócio-diretor da Provider IT. “Além do ZoomX, pretendemos comercializar todos os nossos produtos fora do Brasil, levando a tecnologia desenvolvida pela Provider IT para toda a América Latina”, finaliza Abreu.
J.N.
Revista Apólice
Valor do seguro dos carros mais vendidos aumenta para homens e cai para mulheres
Segundo um levantamento da Minuto Seguros, foi registrado aumento de 37,9% nos valores das apólices para o público masculino, enquanto...