A I Conferência Interativa de Proteção do Consumidor de Seguros, encontro que reunirá as principais lideranças do mercado segurador, no dia 3 de março, no Rio de Janeiro, será aberto pelo presidente da CNSeg, João Elisio Ferraz de Campos, na companhia do superintendente da Susep, Armando Vergílio dos Santos Júnior, do diretor-adjunto da Diretoria de Fiscalização da ANS, Dalton Callado, e do presidente da Fenacor e da Funenseg, Robert Bittar. Na sequência, a mesa redonda “A informação como elemento fundamental para a proteção do consumidor de seguro” terá como moderador Pedro Bulcão, diretor-executivo da Sinaf Seguros.
Este evento é uma homenagem do mercado segurador ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, e terá, como principal inovação, sessões interativas, nas quais a plateia terá oportunidade de se manifestar sobre os temas abordados.
O presidente do Conselho da Administração da Mongeral-Aegon Seguros e Previdência, Nilton Molina, será um dos palestrantes, ao lado da advogada Angélica Carlini, diretora do Brasilcon, e de Paulo dos Santos, diretor da Susep. Ao comentar a iniciativa da CNSeg de promover o encontro, a advogada Angélica Carlini, especialista em relações de consumo, classifica a ação de extremamente oportuna, sintonizada por completo com o atual momento político, econômico e social do País. Na sua avaliação, o Brasil sinaliza para um grande crescimento, mas não poderá construir tal expansão sem alicerces fortes, como o seguro. Em virtude disso, ?os consumidores em geral e, especificamente os de seguro, precisam ser cotidianamente informados para poderem compreender melhor o ato de consumir e, consequentemente, exercê-lo com mais sabedoria?, assinalou ela.
Um dos momentos mais importantes do encontro será a palestra do diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita Wada, programada para as 12 horas. Após o almoço, os trabalhos serão retomados com a mesa redonda ?Estratégias para evitar e resolver os conflitos entre consumidores e seguradoras, que terá como moderador José Américo Péon de Sá, conselheiro da CNSeg, e participação de representantes da Bradesco Seguros e Previdência, da Icatu Hartford Seguros, da ANS e da Fenacor.
Também a coordenadora de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Marcella Lopes Carvalho Pessanha Oliboni, proferirá palestra que terá como moderador o presidente da ACE Seguradora, Marcos Aurélio Couto. O encerramento do evento ficará a cargo da advogada Angélica Carlini e de Maria Elena Bidino, diretora da CNSeg.
Depois da I Conferência, o comitê planeja elaborar diversos eventos entre março e setembro. O objetivo é promover a cultura de relacionamento harmônico com o consumidor, considerando-o como eixo fundamental do mercado de seguro. Também neste ano estará em curso um plano de ação voltado para a proteção do consumidor de seguros, como iniciativas de cunho educativo e criação de um centro de informação ao consumidor. E ainda: programas de conscientização dos consumidores quanto a riscos, à necessidade de seguro e seus benefícios; realização de pesquisas quantitativas para mensurar a expectativa do segurado em relação às coberturas contratadas; ou elaboração de um modelo de informações necessárias para cada tipo de produto de pessoas e de danos, ancorado no resultado obtido na tabulação das pesquisas, por exemplo.
A I Conferência Interativa de Proteção do Consumidor de Seguros ocorrerá no Hotel Pestana Rio-Atlâtica(Av. Atlâtica, 2964, Copacabana) das 8 horas às 17h45. As inscrições, no valor de R$ 50, podem ser feita diretamente no site wwww.funenseg.org.br.