Ultima atualização 26 de janeiro

powered By

Mitsui aposta em corretores para crescer

A seguradora japonesa Mitsui Sumitomo Insurance Group fez um aporte de R$ 60 milhões na subsidiária brasileira Mitsui Sumitomo Seguros. Essa é a segunda vez que a companhia investe na filial brasileira em menos de dois anos. Em junho de 2008, foram injetados R$ 90 milhões, totalizando R$ 150 milhões em investimentos.
“O aporte tem como principal objetivo dar suporte ao crescimento da empresa, além de possibilitar novos investimentos nas estruturas de atendimento a corretores, inclusive médios corretores, e em canais não tradicionais, por meio de parcerias com corretores especializados”, afirma Hyung Mo Sung, diretor vice-presidente da Mitsui Sumitomo Seguros.
A empresa caminha na contramão do mercado segurador. A maioria das companhias está buscando o canal bancário como forma demassificar a distribuição de seus produtos. “Além de não haver grandes oportunidades nos canais bancário e de varejo, o processo de consolidação do setor acabou deixando de lado os corretores. E, sendo assim, achamos importante manter o nosso modelo de relacionamento com esses profissionais”, explica o executivo. Atualmente, a filial brasileira da Mitsui atua em parceria com cerca de 400 corretores.
“Além disso, à medida que as companhias vão crescendo [com fusões e aquisições], elas perdem a oportunidade de customizar produtos, já que têm de atender uma base maior de clientes. E isso também passa a ser um diferencial da Mitsui”, completa Sung.

Crescimento contínuo
A Mitsui Sumitomo encerrou 2009 com R$ 289 milhões em prêmios emitidos, montante 46%maior se comparado ao registrado em igual período do ano anterior. Já em prêmios retidos, a seguradora deve registrar R$ 225 milhões, crescimento de 64% na comparação como volume somado em 2008.
Como toda empresa que segue a filosofia japonesa – “passos lentos e firmes” -, a Mitsui não tem pressa de crescer, embora os últimos anos tenham sido muito favoráveis. “Triplicamos o número de emissão de apólices de automóveis mantendo o mesmo número de funcionários de 2005 [cerca de 200 colaboradores], em virtude da otimização dos processos internos, treinamento e investimentos em tecnologia da informação”, ressalta o diretor vice presidente da companhia.
O crescimento também é resultado da reestruturação pela qual a filial brasileira passou em 2006. Desde o início de suas operações no Brasil, em 1976, a Mitsui atendia apenas empresas da comunidade japonesa. “Crescer apenas em cima de companhias japonesas é muito restrito. Por isso passamos a atuar com todas as empresas”, explica Sung.
Para 2010, a expectativa é registrar R$ 410 milhões em prêmios, o que significaria crescer 30% em relação a 2009. A carteira de automóveis deve expandir 25%, cerca de 50% em transportes e 40% em riscos de engenharia. “Ou seja, em menos de três anos, vamos conseguir dobrar o tamanho da companhia”, destaca o executivo.
A companhia também tem planos de atuar em outros segmentos, porém não há umprazo estabelecido para isso. Além disso, dentro da carteira de riscos de engenharia, a Mitsui pretende entrar em grandes licitações, mas também não há um horizonte definido.

Resseguros

No final de 2008, a Mitsui Sumitomo constituiu sua resseguradora admitida. “A abertura do mercado ressegurador brasileiro foi extremamente ordenada quando comparado ao Chile e Argentina, por exemplo. Aqui, não houve perda de capacidade, além de os preços se manterem estáveis. No futuro, se as coisas caminharem bem, podemos registrar a resseguradora, que hoje é admitida, em local”, aponta Sung.

Vanessa Correia  / Brasil Econômico

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock