Ultima atualização 18 de janeiro

BM&FBOVESPA tem nova diretoria para atender investidores institucionais

Responsáveis por cerca de um terço do volume financeiro negociado no segmento de ações da BM&FBOVESPA, os investidores institucionais (representados por fundos de pensão, empresas seguradoras e administradores de recursos, que fazem gestão de ativos e de carteiras de investimentos, conhecidos como assets) ganharam uma diretoria específica na Bolsa para atendê-los. A nova diretoria de Desenvolvimento e Relações com Institucionais, criada no segundo semestre de 2009, tem no comando José Antonio Gragnani, ex-secretário adjunto do Tesouro Nacional e passagem por vários bancos.
Gragnani conta com o apoio de dois gerentes: Carlos Alberto Rebello, ex-superintendente de Relações com Investidores Institucionais da Comissão de Valores Mobiliários, e Emilio Otranto Neto, ex-presidente da Comissão de Acompanhamento do Mercado de Capitais da Associação Nacional dos Bancos de Investimento, também com passagem por vários bancos.
Com a iniciativa, a BM&FBOVESPA pretende conhecer melhor as necessidades dos investidores institucionais e contribuir para que possam utilizar, cada vez mais, diferentes alternativas de investimento para cumprir suas metas, bem como as estratégias de proteção de suas carteiras. A nova diretoria tem como missão prestar informações e esclarecer dúvidas acerca do funcionamento e características de todos os produtos e serviços que a Bolsa oferece, receber e analisar sugestões e críticas e testar a viabilidade de criação de novas soluções que sejam de interesse desse público.
Entre os produtos e serviços que já vêm sendo apresentados pela diretoria aos investidores institucionais estão o sistema de empréstimo de ações (BTC), os fundos de índices de ações (ETFs), os derivativos financeiros, o Sistema Eletrônico de Negociação de Títulos Públicos (Sisbex) e os cursos do Instituto Educacional BM&FBOVESPA, para a formação de seus profissionais.
Os investidores institucionais movimentaram, em 2009, R$333,71 bilhões no segmento de ações, o que representou uma participação de 25,67% do volume negociado. No segmento de mercadorias e futuros, foram responsáveis por 90,59 milhões de contratos negociados, o que significou 24,26% do total.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO