Ultima atualização 30 de novembro

Operadoras de turismo realizam acordo com Ace Seguradora e Interface

A Ace Seguradora, a Interface Consultoria e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadores de Turismo), entidade que representa as operadoras de turismo no País, se uniram para garantir mais segurança aos pacotes turísticos comercializados no Brasil. O acordo compreende um programa de seguros de âmbito mundial confeccionado exclusivamente para as operadoras, que movimentaram R$ 6,3 bilhões em 2008 e são responsáveis por 20% dos bilhetes aéreos emitidos no país. ?O programa auxilia na solução de uma série de problemas, incluindo indenização em caso de condenação judicial relacionada com turistas prejudicados em qualquer país do mundo?, diz Marcos Aurelio Couto (foto), presidente e CEO da ACE Seguradora.

Proteção securitária
O amparo securitário previsto pelo programa engloba diversas coberturas com destaque para a área de responsabilidade civil profissional. As proteções garantem indenização desde os eventos mais simples como cancelamentos de viagem e extravios de bagagem até os mais complexos, como a morte de um passageiro em transporte fretado, onde a justiça entenda que haja culpa da operadora. O seguro ainda proporciona cobertura para danos materiais, corporais e morais ligados aos serviços contratados no pacote. ?A apólice protege a operadora em eventuais erros cometidos por seus profissionais e nas ocasiões em que for responsabilizada a responder solidariamente por danos causados por outras empresas que prestam serviços incluídos no pacote?, destaca Mário Gasparini, diretor da Interface.

Assessoria especializada
A atividade da operadora consiste na elaboração do pacote turístico, que inclui serviços de hotéis, fretamento de aviões, contratação de transportes em terra, compra de ingressos para eventos e outros vários itens. Uma vez que obtém o compromisso e o comprometimento de todas as empresas envolvidas, o produto é disponibilizado para que as agências de viagens possam fazer a comercialização junto ao turista. ?Trata-se de um dia a dia que envolve um enorme número de detalhes e valores altos?, diz José Eduardo Barbosa, presidente da Braztoa. Ao considerar esse aspecto, o programa de seguros também prevê o apoio de uma equipe multidisciplinar que prestará orientações em caso de sinistro desde o início do evento: ?o propósito é fazer com que as operadoras se concentrem exclusivamente no seu próprio negócio, que exige muita responsabilidade?, prossegue o presidente. A condução do processo junto ao turista e as ações burocráticas relacionadas com o caso também contarão com o suporte do programa. ?Em suma, eventuais problemas, imprevistos e casos judiciais relacionados com turistas passarão a ser bem cuidados por especialistas. Caso haja condenação, teremos a cobertura da apólice de seguros?, complementa José Eduardo Barbosa.
A elaboração do programa de seguros exigiu um ano de trabalho das parceiras, a fim de desenhar um conjunto de serviços e proteções sob medida para o setor. De acordo com a Braztoa o segmento das operadoras cresceu, no ano passado, 10%. A previsão apara este ano é de nova expansão, por volta de 5%.

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