O mercado segurador brasileiro perde uma de suas principais personalidades dedicadas ao trabalho institucional do seguro. O presidente do Egrégio Conselho Institucional da ANSP, Manoel Sebastião Soares Póvoas, faleceu hoje, no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, vítima de uma infecção pulmonar. O velório está sendo realizado hoje no Cemitério de Congonhas (Rua Ministro Álvaro de Souza Lima, 101 ? Tel. 11 5522-0911), na sala G, desde às 12 horas e o sepultamento ocorrerá no mesmo cemitério às 16 horas.
O acadêmico, economista e jurista Manuel Póvoas foi presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência no período de 1998 a 2002. Durante sua gestão foi responsável pela inauguração da atual sede da entidade, em São Paulo. Posteriormente Póvoas foi presidente do Egrégio Conselho Institucional.
Póvoas também ocupou cargos de destaque em entidades como a ANAPP, AIDA e seguradoras como SulAmérica, Bradesco e Vera Cruz.
O acadêmico era um difusor da cultura do seguro no Brasil e dedicou grande parte da sua vida à disseminação e ao estudo do seguro e da previdência. Criou a divisão do estudo do seguro em cátedras, que são núcleos de estudos, que visam o aprimoramento contínuo do seguro. Póvoas foi o precursor da previdência privada no país e escreveu dois livros sobre tema, além do romance ?Os Cravos e a Manta?.
Em nota, a ANSP informou que ?se solidariza com toda a família de Manoel Sebastião Soares Póvoas que será lembrado eternamente com muito carinho e admiração por todos que tiveram o prazer de conhecê-lo?.
Evento na OAB-MG discute a regulação da proteção patrimonial mutualista no Brasil
III Simpósio de Direito Associativo reúne Ministros do STF e STJ, além de autoridades jurídicas e políticas para debater temas...