[current_date format=d/m/Y]

Fundación Mapfre apoia Encontro Ibero-americano

Acontece, entre os próximos dias 18 e 20 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR, o 7º Encontro Ibero-americano de Desenvolvimento Sustentável, o EIMA7, um fórum que está sendo realizado pela Fundación Conama da Espanha e conta com o apoio da Fundación Mapfre e outras entidades, e cujo objetivo é tratar dos principais problemas ambientais dos países ibero-americanos, bem como apresentar soluções em comum para tais problemas.
O mote do próximo encontro, que acontece na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, será os impactos causados pelo forte crescimento econômico dos últimos anos que, mesmo com a última crise econômica mundial, gerou sérios problemas no clima, uma crescente deterioração da biodiversidade e agravou a escassez de recursos básicos como o petróleo e certos alimentos. De uma maneira geral, o encontro se norteará em torno dos ?Objetivos do Milênio? das Nações Unidas, da ?Mudança Climática e o do Protocolo de Kyoto?.
No intuito de se tornar o maior encontro do gênero na América Latina, o EIMA contará com a presença de autoridades e articuladores sociais de nível internacional, regional e local, que servirão como ponto de referência para os temas do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Durante os três dias do evento serão realizados debates sobre política e administração ambiental, planejamento energético, ecologia urbana, planos de cooperação internacional, poluição atmosférica, abastecimento e contaminação de águas, educação ambiental, produção de energia, participação cidadã, cooperação hispano-americana, gestão sustentável das cidades, entre outros.
O encontro contará ainda com três grandes fóruns de discussão. No nível social, os debates terão como tema ?O terceiro setor e as alianças multissetoriais?. Já no fórum empresarial, o tópico será ?A empresa e o novo marco da economia verde?. Por fim, no âmbito governamental, explanações a cerca de ?Estratégias de Sustentabilidade e Desenvolvimento? fecham o ciclo de discussões.
Para a superintendente da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, reflexões como esta são importantes e uma das melhores formas de se gerar e compartilhar conhecimento. ?Todo debate que nos leve a aumentar a coerência das ações antrópicas e proporcione um desenvolvimento sustentável do ciclo de vida do planeta ou nos ajude a mitigar os graves problemas sócio-ambientais dos países latino-americanos é algo que deve ser apoiado não só pela iniciativa privada, mas por toda a sociedade civil?, diz.
Ainda segundo Fátima, ?a divisão do encontro entre três fóruns internacionais é um diferencial, uma vez que trará como pauta assuntos que interessam os empresários, de uma forma geral, representantes do governo e profissionais de diversas áreas relacionadas ao crescimento sustentável?.
Além da Fundación Mapfre e da Fundación Conama, apóiam e organizam a iniciativa, o Governo do Paraná, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, a Hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Empresarial, Científico e Tecnológico do Panamá ? Ciudad del Saber e o OSE ? Observatório de la Sostenibilidad en España.

Assine sua newsletter