Os incêndios estão entre as principais causas de destruição das residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na maioria dos casos, este tipo de acidente ocorre devido a pequenos descuidos do dia a dia: problemas na fiação, manuseio incorreto de fornos e fogões, cigarros e acesso de crianças a pequenas chamas são algumas das causas mais frequentes. Veja dicas de como prevenir: incêndios residenciais. Confira:
Atenção aos aparelhos elétricos
Nem todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos podem ficar ligados à tomada durante todo o dia, por isso:
- Ao carregar o celular, evite deixá-lo próximo a materiais de fácil propagação do fogo.
Quando não estiver usando o seu equipamento, desligue-o da tomada, e antes de viajar, desconecte cabos e fios das fontes de energia.
Evite ligar diversos aparelhos de forma simultânea em um mesmo adaptador ou régua de tomada, pois a prática pode resultar em sobrecarga elétrica e curto circuito.
Manutenção da rede elétrica da residência
Caso a fiação doméstica precise de reparos, evite remendos. A prática pode causar sobrecarga na rede elétrica – uma das maiores causas de incêndio residencial.
Cigarro
Evite manter cigarros e outros fumos acesos em ambientes fechados e próximos a tapetes, carpetes, estofados e outros objetos inflamáveis. Ao apagá-los, verifique se não restaram pequenas brasas que poderiam iniciar chamas.
Atenção ao gás
Certifique-se que o registro, um dispositivo que controla o fluxo de gás entre o botijão e o fogão, esteja sempre fechado quando o gás não estiver em uso. Para fechá-lo, gire-o firmemente com as mãos. Este cuidado pode prevenir vazamentos e explosões.
Fogões e panelas
Nunca deixe uma panela no fogão sem supervisão e certifique-se de que os cabos e alças estejam fora do alcance de crianças.
Afaste fios e aparelhos elétricos das bocas do fogão.
Caso a panela pegue fogo, não jogue água: se possível, desligue o fogão e cubra-a com um pano úmido para controlar as chamas.
Chamas sem proteção
Evite deixar velas, isqueiros, fósforos e outros tipos de chamas abertas próximos a plásticos, papéis, tecidos e demais materiais inflamáveis.
Não deixe que crianças se aproximem das chamas.
Alerta redobrado em dias secos e com baixa umidade:
O outono, caracterizado pela inversão térmica, com diminuição das temperaturas e redução da umidade do ar, cria uma atmosfera favorável a incêndios. Em períodos como este, certifique-se de que todos os cuidados acima foram tomados.
E mesmo com todas as dicas de prevenção, é possível que determinadas situações ainda fujam ao controle. Por essa razão, a contratação de um seguro residencial pode ser considerada a melhor alternativa para se resguardar de imprevistos.
Fonte: Itaú Seguros
A.C
Revista Apólice