Ultima atualização 16 de setembro

powered By

Mongeral Aegon completa dois anos de utilização de BI

Há dois anos, a seguradora Mongeral Aegon buscou no mercado uma solução de business intelligence que permitisse aperfeiçoar a mensuração de resultados e o acompanhamento do comportamento da base de clientes.
“Avaliamos os mais importantes players do mercado e chegamos à conclusão de que a MicroStrategy seria a melhor escolha pelo fato de ser uma plataforma única, escalável e robusta.”, diz Luiz Claudio Friedheim, diretor de Marketing da companhia.
De um modo geral, os principais benefícios que as companhias de seguros obtêm com o BI estão diretamente associados à quantidade de inovação e esforços investidos em sua plataforma de business intelligence e à maturidade de suas soluções. Antes de implementar o BI a empresa utilizava uma ferramenta que atendia apenas a pequenas consultas através de cubos. Devido a limitação de tamanho e performance destes cubos, este tipo de solução não era aplicado em toda a corporação.
“Na Mongeral Aegon, através da plataforma MicroStrategy é possível identificar os perfis dos clientes e corretores de maior valor, avaliar os resultados em vendas e a retenção das unidades de produção da empresa em todo o Brasil”, explica o executivo, que também ressalta que “ainda durante o seu desenvolvimento, a ferramenta possibilitou a unificação de conceitos, validação de processos e melhorias em aspectos operacionais”.
Para a implementação da plataforma de BI, foi necessária a criação de uma equipe para dar suporte e responder às demandas e questões relacionadas à ferramenta da MicroStrategy. Três profissionais da área de TI e dois da área de Marketing são responsáveis pelo desenvolvimento de novos projetos e manutenção dos já existentes. A empresa elegeu também um grupo de usuários potenciais que, ao participarem ativamente dos projetos, funcionam como facilitadores no processo de desenvolvimento e implantação da ferramenta.
Atualmente, com uma base de dados de 35GB e cerca de 14 usuários, a ferramenta está disponível nas áreas de Relacionamento, Arrecadação, Benefícios, Técnica, Produtos e Marketing. Futuramente a Mongeral Aegon pretende expandir a utilização da ferramenta para outros setores. No entanto, de acordo com o diretor, como essa iniciativa exige mudanças de cultura, será conduzida de maneira estruturada.
“Com tais conceitos consolidados, a expansão para as demais áreas da empresa se tornará mais fácil e segura. Mesmo no estágio de maturidade que nos encontramos, acreditamos também que podemos ainda ampliar a utilização da ferramenta dentro das áreas onde ela já contribui”, comenta Friedheim.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.