No Brasil, segundo informações recentes divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida subiu 25,4 anos de 1960 a 2010. A perspectiva é de que o país tenha, em 2050, 64 milhões de idosos – cerca de 30% da população.
“É um avanço significativo, resultado do desenvolvimento das condições de vida dos brasileiros”, afirma Lúcio Flávio de Oliveira, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência, lembrando, no entanto que, diante deste fato, temos de rever algumas estratégias. “Precisamos pensar em como nos preparar, em vários aspectos, para um futuro de qualidade”, ressalta.
Segundo ele, para uma sociedade que se torna cada vez mais longeva, os investimentos em previdência privada e seguros de vida constituem dois dos segmentos mais importantes do mercado em termos de benefícios. “A previdência oficial cumpre importante papel de atender muitas pessoas no país. Contudo, empresários, executivos e parte da classe média, com renda superior ao teto máximo do INSS, precisam se proteger de forma específica”, lembra Lúcio Flávio.
Em São José dos Campos, diante de indicadores de qualidade de vida considerados altos, as empresas buscam cada vez mais oferecer, como diferencial em seu pacote de benefícios, planos de previdência e seguros. “Sem dúvida, eles são uma opção para quem quer proteção para o seu futuro e o de sua família”, declara Lúcio Flávio. Além disso, no mundo corporativo, esses benefícios são de extrema importância no momento de reter talentos.
“Estamos vivendo uma época de transição, de novos valores, e de uma perspectiva inédita de uma vida longa”, atesta o diretor. Para tratar desta questão, o município de São José dos Campos recebeu, no dia 27 de setembro, o Encontro Empresarial, uma iniciativa da Bradesco Vida e Previdência.
O evento foi realizado no Hotel Blue Tree. Na ocasião, foram apresentadas as palestras “O Impacto da Longevidade” e “Previdência Complementar e Seguro de Pessoas”. No Encontro Empresarial de São José dos Campos, que reuniu empresários, autoridades, executivos e representantes do mercado de seguros de todo Estado, o tema central foi a Longevidade e alternativas em seguros de vida e planos de previdência complementar, como benefícios adicionais oferecidos pelas empresas e como ferramenta de retenção de talentos.
Entre os participantes, estiveram presentes o Diretor Regional do Banco Bradesco, Alex Silva Braga, e o Diretor-Executivo da Bradesco Vida e Previdência, Adriano Martins.
G.F.
Revista Apólice