Ultima atualização 07 de agosto

powered By

Lucro da Porto Seguro avança 40% no segundo trimestre

A Porto Seguro apresentou lucro líquido de R$ 143 milhões no segundo trimestre de 2012, alta de 40 % em relação ao mesmo período de 2011. As receitas totais cresceram 13%, para R$ 2,7 bilhões, impulsionado principalmente pelo desempenho dos produtos Auto da marca Itaú (+12%) e da Azul (+16%). Boa parte do incremento do valor das vendas veio do reajuste de preços, segundo comunicado do grupo. O resultado financeiro avançou 26% no trimestre em comparação ao mesmo período de 2011, para R$ 231 milhões. Os prêmios ganhos aumentaram 10%, para R$ 2,2 bilhões e o índice de sinistralidade apresentou queda de um ponto percentual, passando de 61,6% para 60,3%.

Veja o comunicado oficial

No segundo trimestre de 2012 crescemos 13% nas receitas totais, principalmente impusionados pelo desempenho dos produtos Auto da marca Itaú (+12%) e da Azul (+16%), grande parte em função dos reajuste de preços necessários para contemplar o cenário atual. No produto Saúde os prêmios auferidos subiram mais de 18%, resultado do desempenho de pequenas e médias empresas e do produto Odontológico. No segmento Patrimonial, as vendas dos produtos de Residência foram superiores a 19%, dando continuidade a tendência de crescimento. Também crescemos significativamente em outros negócios (não seguros), em particular a receita com operações de crédito aumentou quase 60%, devido ao crescimento do faturamento e carteira do cartão de crédito.

O lucro do trimestre sem os efeitos do intangível cresceu 40% (2T12 x 2T11), atingindo R$ 143 milhões, a despeito da queda do CDI médio no período (2,1% no 2T12 vs. 2,6% no 2T11). O retorno sobre o patrimônio alcançou 14,5%, 3 p.p. maior, principalmente em função do desempenho do resultado financeiro, que atingiu 128% do CDI (ex Previdência), contribuindo com R$231 milhões (+26%). Neste contexto, nossa estratégia de alocação de ativos financeiros funcionou compensando parcialmente a queda nos juros, através de posições pré-fixadas, em juro real e inflação.

O desempenho operacional foi impactado pelo aumento da sinistralidade total, principalmente do produto Auto da marca Porto (56,6% no 2T12 e 53,3% no 2T11), explicado pelo aumento da frequencia de furto e roubo no país, sobretudo na cidade de São Paulo. Reajustamos os preços, adequamos as regras de subsrição de riscos, intensificamos as instalações de rastreadores de veículos com o objetivo de conter o aumento da sinistralidade. De fato, a sinistralidade no 2T12 já apresenta redução (vs 1T12).

Por outro lado, o indíce de despesas administrativas de seguros reduziu 1,8 p.p., resultado dos nossos esforços para melhorar a eficiência operacional. Entendemos que o aprimoramento de processos e investimentos em tecnologia são fundamentais para a competividade e a diferenciação da Empresa.

Também inauguramos 9 centros médicos, 7 centros automotivos (CAPS), 5 centros de atendimento rápido de sinistro (CARS) e lançamos novos produtos. Destes destacamos o plano empresarial de saúde da operadora PortoMed; o produto Porto Seguro Auto Sênior para pessoas a partir de 60 anos; o Alarmes Monitorados Pós Pago, produto inovador que cobra do cliente somente quando utilizado. Adicionalmente, lançamos o negócio Porto Seguro Serviços Avulsos, que permite a qualquer cliente, mesmo sem ter seguro na Companhia, a contratação de serviços para veículos, residências e pets, incluindo serviços de conveniência, como serviços de portador(PortoBoy), inspeção veicular com motorista, leva e traz para revisão de carros, instalação de ornamentos decorativos entre outros.

Nesse trimestre ganhamos o prêmio de empresa mais amada pelos consumidores, publicado pela revista Consumidor Moderno e realizado pela Shopper Experience, fato que nos orgulha e que reflete nosso compromisso com a excelência de atendimento aos nossos clientes.
Assim, estamos otimistas e investindo no potencial do mercado brasileiro, acreditando na nossa capacidade de oferta de produtos e serviços com qualidade, sempre alicerçados na parceria com nossos corretores de seguros, funcionários, prestadores de serviços e acionistas.

Denise Bueno

Sonho Seguro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice