Chegamos ao final de 2023, um ano cheio de mudanças para o mercado de seguros, todas acompanhas pela Revista Apólice. Noticiamos o lançamento do PDMS – Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros e torcemos para que cheguemos a 2030 com participação de 10% do setor no PIB nacional.
No setor de saúde, houve uma grandes investida das seguradoras e operadoras contra as fraudes que, segundo dados do IESS, representam mais de 12% do valor arrecadado. A única preocupação é saber se estão sendo punidas as pessoas certas.
Vimos a consolidação da HDI Seguros como a segunda maior empresa do setor, após a aquisição da Liberty Seguros. Quase no apagar das luzes de 2023, a operadora Amil foi vendida para José Seriperi Junior, fundador da Qualicorp, em um negócio bilionário.
Olhando para o futuro, para saber o que vem pela frente, conversamos com executivos de mais 20 empresas, de diversas áreas do setor, para saber o que vem pela frente. Em nossa matéria sobre as perspectivas para 2024, temos a oportunidade de conhecer o pensamento das pessoas que guiam o setor de seguros. O resumo é bastante positivo: a maioria aposta no crescimento do setor e no desenvolvimento de novas tecnologias que possam apoiar a inovação.
Também publicamos nesta edição de Apólice um levantamento que fizemos com corretores de seguros para conhecer as melhores seguradoras de 2023: As cinco seguradoras mais citadas pelos corretores de seguros foram Porto, Bradesco, Axa, Tokio Marine e Allianz. Na matéria você terá a oportunidade de conhecer também quais seguradoras são as melhores nas carteiras de automóveis, seguro rural, seguro de vida, riscos financeiros, previdência privada e saúde.
Na capa desta edição está a Excelsior Seguros, uma empresa que mudou a sua marca para acompanhar as transformações e modernização pelas quais passou.