Ultima atualização 28 de junho

Susep lança painel de dados do Sandbox

No painel da autarquia, é possível consultar informações sobre evolução de prêmios, sinistros e provisões técnicas ao longo do tempo

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) acabou de lançar o Painel do Sandbox, um dashboard produzido a partir de dados contábeis referentes às empresas participantes do projeto Sandbox. Nele, é possível consultar informações sobre evolução de prêmios, sinistros e provisões técnicas ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa e por período.

De acordo com a Resolução CNSP nº 381/2020, as empresas participantes do sandbox regulatório devem cumprir todas as Leis e Decretos pertinentes às operações de seguros e as demonstrações financeiras deverão estar de acordo com o previsto na Lei nº 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações). Os arquivos contábeis devem ser enviados em até 30 dias corridos após o término do semestre e o painel será, portanto, atualizado no segundo mês após cada semestre.

O novo painel apresenta, de forma dinâmica, as informações enviadas semestralmente pelas empresas do sandbox, conforme definido no manual de envio de dados aplicável às empresas participantes do projeto, e consolida as informações que anteriormente eram disponibilizadas ao público geral de forma segregada.

O Sandbox Regulatório

O Sandbox é um ambiente regulatório experimental que incentiva a implantação de projetos inovadores em produtos e/ou serviços a serem ofertados no âmbito do mercado de seguros e que sejam desenvolvidos ou oferecidos a partir de novas metodologias, processos, procedimentos, ou de tecnologias existentes aplicadas de diversos modos.

As sociedades participantes do Sandbox podem testar, sob a supervisão da Susep, novos produtos, serviços ou novas formas de prestar serviços tradicionais. A entidade, com isso, pode avaliar os benefícios e riscos relacionados a cada inovação e a necessidade de realização de ajustes, seja no modelo de negócios ou mesmo na regulamentação vigente.

Para o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, a experiência da autarquia foi muito proveitosa: “Foram avaliados 11 projetos no primeiro edital e 21 no segundo, normativos adaptados à realidade dessas empresas foram desenvolvidos e aplicados. Dessa iniciativa, até o momento, tivemos uma empresa se transformando em seguradora plena e outras tantas acumulando muito conhecimento e experiência, extremamente valiosos para seus próximos passos.”

Segundo Octaviani, a inovação tecnológica na atividade de seguros é essencial. “Com o Sandbox, a autarquia desenvolve seu papel indutor de novas empresas ou produtos. Adicionalmente, a Susep tem se habilitado tecnologicamente para melhorar sua função reguladora, em programas como o SRO e o Open Insurance”, destaca o superintendente.

A entidade vem analisando os resultados dos primeiros editais e já se prepara para futuras edições do Sandbox. Entre os pontos positivos do projeto, destaca-se a possibilidade de inovação no mercado de seguros, com a manutenção das principais salvaguardas regulatórias. Sobre um terceiro edital, Octaviani comenta: “Vamos buscar as mais diversas dimensões de desenvolvimento e aplicação de inovação tecnológica no mercado de seguro, não somente com o objetivo de criar novas seguradoras, mas buscando resolver as demandas tecnológicas articuladas aos riscos e interesses seguráveis, o que amplia em muito o espectro de possíveis novas empresas e produtos”.

Central de Painéis

Os painéis de dados da Susep possibilitam a localização independente de dados, contendo informações relevantes sobre o setor de seguros, que ajudam a construir uma relação de transparência, e proporcionam tranquilidade para a compra dos produtos e serviços.

Para acessar a Central de Painéis da Susep, basta clicar no link.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO