Ultima atualização 15 de junho

Generali adquire Liberty na Espanha, Portugal, Irlanda e Irlanda do Norte

Aquisição por € 2,3 bilhões inclui todo o capital excedente da Liberty Seguros, proporcionando benefícios financeiros para o Grupo

O Grupo Generali chegou a um acordo com a Liberty Mutual para a compra da operação da Liberty Seguros na Espanha, Portugal, Irlanda e Irlanda do Norte.

A transação está totalmente alinhada com a estratégia “Lifetime Partner 24: Driving Growth”, impulsionando o perfil de crescimento do Grupo, desenvolvendo o negócio de P&C e fortalecendo sua posição de liderança na Europa. Como resultado dessa transação, a seguradora alcançará a 4ª posição no mercado espanhol de P&C, enquanto consolida sua posição em Portugal, na 2ª posição. A companhia também entrará na Irlanda com uma participação de mercado entre as 10 primeiras, o que representa uma oportunidade para expandir ainda mais a presença europeia do Grupo em um mercado lucrativo e atraente.

Espera-se que a transação gere economias de escala adicionais em todo o Grupo Generali, graças à redução de custos, à otimização de TI, à venda cruzada de produtos da Generali e ao sólido histórico de integração de negócios da empresa. A aquisição das capacidades de distribuição digital da Liberty Seguros representa um passo relevante para a iniciativa estratégica do Grupo focada em canais diretos em vários países.

O preço total da transação é de 2,3 bilhões, incluindo todo o capital excedente, sujeito aos ajustes habituais de fechamento. O impacto estimado no Índice de Solvência Regulatória do Grupo Generali é de aproximadamente -9,7 pontos percentuais. A Liberty Seguros tem uma sólida posição de capital, com seu Índice de Solvência superior a 330% em 31 de dezembro de 2022.

Philippe Donnet
Philippe Donnet

Philippe Donnet, CEO do Grupo, comenta: “Graças à aquisição da Liberty Seguros, estamos acelerando a implementação de nossa “Lifetime Partner 24: Driving Growth”, aproveitando uma oportunidade única que proporcionará um crescimento sustentável, fortalecerá nossa posição de liderança na Europa e impulsionará o crescimento de P&C. A Generali está adquirindo um negócio de seguros lucrativo em três mercados europeus em crescimento, com características muito atraentes, que criará um valor significativo a longo prazo para todas as partes interessadas”.

Jaime Anchústegui Melgarejo, CEO Internacional da seguradora, complementa: “Essa transação enfatiza o compromisso do Grupo com a Espanha e Portugal, ao mesmo tempo em que fortalece nossa presença na Europa, já que entramos na Irlanda com uma importante participação de mercado. A natureza complementar, lucrativa e diversificada do negócio também nos permitirá expandir nossa rede de agentes e corretores e adquirir novos conhecimentos operacionais no negócio direto”.

A Liberty Seguros é uma empresa focada principalmente em P&C, que se beneficia de um crescente negócio de automóveis e de um mix de produtos bem diversificado, com mais de 1,2 bilhão de Euros em prêmios em 2022, aproximadamente 1.700 funcionários e 5.600 intermediários nos três mercados. A atuação se dá por meio de agentes, canais diretos e corretores, assim como acordos de bancassurance e parcerias.

A empresa está bem estabelecida, com recursos de produtos personalizados implantados nos três países, também acrescenta experiência digital especializada, combinando com a iniciativa estratégica da Generali de desenvolver uma nova plataforma digital multicanal para vendas diretas de P&C no varejo, como parte do plano “Lifetime Partner 24: Driving Growth”. A iniciativa visa capitalizar os recursos desenvolvidos pela Generali para construir uma oferta totalmente digital no varejo de P&C, principalmente em automóveis, proporcionando uma interação perfeita com o cliente.

A Generali se torna um dos principais players no mercado de seguros espanhol após essa transação, que reforça a posição do Grupo em seguros de automóveis e residências. A aquisição também abre novos segmentos de clientes para oferecer soluções de multiprodutos, graças à gama mais ampla de produtos da companhia, e inclui os acordos bancassurance já desenhados no mercado local, melhorando ainda mais a abordagem multicanal da empresa. Espera-se que a rede ampliada de agentes e corretores da seguradora alcance mais de 7.000 intermediários, uma das maiores redes da Espanha.

Em Portugal, a transação fortalecerá as linhas de negócios de automóveis, residências e acidentes de trabalho da Generali, bem como impulsionará sua rede de distribuição. Essa combinação traz benefícios estratégicos adicionais à aquisição da Seguradoras Unidas e da AdvanceCare em 2020, a qual proporcionou ao Grupo se tornar o segundo maior participante no mercado português de P&C. Também se alinha com o relacionamento de distribuição de longo prazo firmado com o Grupo CTT (serviços postais portugueses) em 2022.

Na Irlanda, a Generali entra no mercado de varejo de P&C pela primeira vez com uma posição entre os dez maiores participantes do mercado, impulsionada por corretores e canais diretos em um mercado estável, lucrativo e em crescimento.

A aquisição está sujeita a aprovações regulatórias, conforme normalmente exigido para transações desse tipo. O Citigroup e o Credit Suisse atuaram como consultores financeiros e a Clifford Chance, a Morais Leitão e a Matheson atuaram como consultores jurídicos da transação.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock