Ultima atualização 24 de abril

Armando Vergílio participa de reunião com Lula na Europa

Em Lisboa, o presidente da Fenacor conversou com Lula sobre as potencialidades de crescimento do mercado de seguros no Brasil

O presidente da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros), Armando Vergílio, teve uma reunião de trabalho, neste domingo, 23 de abril, em Lisboa (Portugal), com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem conversou detidamente sobre as potencialidades de crescimento do mercado de seguros no Brasil.

“Entreguei ao presidente Lula o documento intitulado Visão do Mercado de Seguros Brasileiro, elaborado pela Fenacor, que traz uma análise sobre a realidade, as perspectivas de desenvolvimento e as oportunidades do setor no nosso País”, revelou Vergílio.

Na ocasião, o presidente Lula agradeceu a Vergílio por ter integrado sua equipe, como titular da Susep (Superintendência de Seguros Privados), no seu segundo mandato, período que o setor experimentou forte resiliência, crescimento e desenvolvimento.

De acordo com o presidente da Fenacor, Lula demonstrou bastante interesse no documento e se disse “muito impressionado”, assegurando ainda que irá observar com atenção todas as informações e considerações trazidas pela Fenacor.

Na conversa, Vergílio explicou para o presidente Lula que a Fenacor representa ampla rede composta por 57 mil empresas corretoras de seguros, que empregam cerca de 150 mil pessoas, e mais 72 mil corretores de seguros pessoas físicas.

Essa rede responde por aproximadamente 90% dos negócios do mercado de seguros, assegurando ampla proteção e amparo para a sociedade brasileira. Em 2022, o segmento devolveu para a sociedade, sob a forma de benefícios e indenizações, mais de R$ 220 bilhões, o que representa uma média diária de R$ 600 milhões, valores que ajudaram a movimentar a economia nacional.

Outro tema abordado foi o lançamento recente pelo governo de um “pacote de estímulo” ao crédito, que inclui importantes mudanças no setor de seguros.

Investidores

Além desse encontro com o presidente da República, Armando Vergílio cumpre, nesta semana, uma série de reuniões com empresários europeus dispostos a investir no setor de seguros no Brasil.

Esses investidores, em geral, tiveram seu interesse no mercado brasileiro despertado e aumentado sensivelmente pela percepção de que há um grande potencial na parceria com os corretores de seguros brasileiros, que prestam um pleno e amplo atendimento consultivo antes e durante toda a vigência da apólice sem nenhum custo para as seguradoras, realizando, além da prospecção do negócio, a análise e seleção do risco, a digitação e praticamente a emissão, e depois ainda atua no monitoramento do vencimento de parcelas, evitando cancelamento de apólices.

Por fim, na ocorrência do sinistro, atuam no direto e completo atendimento ao segurado para otimizar a regulação e mitigar situações de conflitos, evitando judicializações.

Documento

O documento “Visão do Mercado de Seguros Brasileiro”, entregue ao presidente Lula, é um estudo detalhado, com dados e informações consolidados, que comprova numericamente o constante desenvolvimento do mercado de seguros, desde a estabilização da moeda na década de 1990.

Dessa forma, permite avaliar o grande potencial de crescimento do setor, especialmente diante do cenário atual de um movimento global de inovação oriundo da absorção de novas ideias.

Como parte dessa mobilização, sob a ótica do futuro imediato, destacam-se a possível regulamentação das cooperativas e mútuas e a implantação do Open Insurance, no âmbito do Open Finance, as perspectivas de inserção do seguro entre as prioridades no cotidiano dos cidadãos e, ainda, os movimentos que denotam o propósito dos órgãos oficiais de alterar a compleição desse mercado, com vistas a seu desenvolvimento de forma mais equânime.

Tal conjunto de ações propicia a visão de um mercado que deve emergir com menor concentração, maior número de segurados e de produtos, além de oportunidades para novas seguradoras que desejem ingressar no setor.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock