Ultima atualização 05 de dezembro

Susep leva experiência brasileira da supervisão de seguros à Conferência Anual da IAIS

Alexandre Camillo e Gustavo Caldas representaram a entidade no evento, que aconteceu no Chile entre os dias 10 e 11 de novembro

A Susep (Superintendência de Seguros Privados), representada pelo superintendente Alexandre Camillo e pelo analista técnico Gustavo Caldas, participou da Conferência Anual 2022 da IAIS, que recebeu mais de 350 participantes de 60 países em Santiago do Chile, de 10 a 11 de novembro. A IAIS (International Association of Insurance Supervisors) tem como missão da IAIS promover uma supervisão eficaz e globalmente consistente da indústria de seguros, a fim de desenvolver e manter mercados de seguros justos, seguros e estáveis para benefício e proteção dos segurados e contribuir para a estabilidade financeira global.

Os congressistas participaram de ricas conversas, explorando o cenário em mudança e o papel do setor de seguros para enfrentar os desafios econômicos e sociais emergentes. Diversidade, equidade e inclusão; mudanças nas preferências do consumidor; os riscos macroeconômicos que afetam o setor; os impactos dos riscos climáticos e a implementação do Insurance Capital Standard (ICS) foram os focos do palco principal.

Várias reuniões paralelas também foram organizadas, incluindo um workshop conjunto IAIS-Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre solvência baseada em risco, uma sessão de almoço da Access to Insurance Initiative (A2ii) sobre as conclusões de seus laboratórios de inovação e uma sessão apresentando mulheres líderes em seguros e supervisão e suas experiências.

Riscos Macroeconômicos  

Gustavo participou como palestrante no painel sobre Riscos Macroeconômicos, junto a Kate Chiew, diretora de Riscos do Grupo Great Eastern; Peter Giger, diretor de Risco do Grupo Zurich; Sean Ringsted, vice-presidente Executivo, diretor Digital e diretor de Risco do Grupo Chubb; e Suzette Vogelsang, especialista Sênior do Setor Financeiro e Seguros do Fundo Monetário Internacional. O painel foi moderado pelo presidente do Comitê Macroprudencial da IAIS e Chefe de Políticas Prudenciais de Seguros do Banco Nacional da Bélgica, Dieter Hendrickx.

No início do painel, Suzette estabeleceu o cenário do mercado, fornecendo uma perspectiva macroeconômica sombria, marcada pelo aumento da inflação e da volatilidade do mercado, com o aumento das taxas básicas de juros e resultados corporativos pessimistas.

Os palestrantes destacaram a necessidade de um forte monitoramento pelos supervisores dos riscos de crédito e liquidez neste período de maior incerteza e interconectividade. Com as recordes taxas de inflação impactando os volumes de negócios e as coberturas de seguros, foi enfatizada a necessidade de um fluxo de caixa sólido e uma boa gestão de reservas de obrigações.

Dada a incerteza prolongada, os membros do painel concordaram que é vital que as seguradoras estejam preparadas e que os supervisores mantenham a simplicidade, levando em consideração as diferenças existentes no mundo.

“Foi realmente importante haver essa discussão sobre os principais riscos que o mercado necessariamente vai enfrentar ao longo do próximo ano, uma “tempestade perfeita” que pode combinar inflação alta, riscos climáticos e cibernéticos e uma provável recessão. Mas nosso setor é o especialista em riscos, e por isso precisa assumir seu papel macroeconômico nesse sentido.”, afirma Gustavo.

O vídeo da apresentação está disponível neste link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO