Ultima atualização 22 de novembro

Empresas devem priorizar seguro empresarial no planejamento financeiro

Produto visa manter a integridade financeira das empresas caso ocorra algum evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio

O planejamento financeiro do ano seguinte já está sendo traçado pela maioria das empresas de diversos setores. Além de planejar as receitas, os gastos e demais investimentos de 2023, os gestores e empresários devem se preocupar também com a proteção do patrimônio da própria empresa para evitar surpresas com riscos inesperados que podem ocasionar perdas significativas. Para isso, podem contar com o seguro empresarial.

De acordo com o André Duarte, sócio-fundador e Diretor Financeiro (CFO) da Rede Lojacorr, a contratação deste seguro deve ser vista como um investimento primordial e, portanto, deve entrar na prioridade dos administradores. “O seguro empresarial visa manter a integridade financeira das empresas de qualquer tamanho na ocasião de um evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio”, explica.

Ainda segundo o executivo, o seguro conta com coberturas específicas e especiais. “Há cobertura de incêndio e até mesmo caso ocorra uma queda de aeronave. Também é possível estender coberturas adicionais para danos elétricos, passando por responsabilidades civis, danos morais, furtos, vidros, vazamentos, serviços diversos: chaveiro, reparos em geral, além de outras”, explica. Duarte defende ainda que esse tipo de seguro é fundamental. “Esse investimento permite que toda e qualquer empresa possa se desenvolver e prosperar com segurança e tranquilidade”, finaliza.

A contratação do seguro empresarial, de acordo com o corretor de seguros da Valle Corretora de Seguros, Cacá Valle, nem sempre é priorizada como deveria. “O seguro saúde, por exemplo, é o segundo maior custo com despesas de pessoal em uma empresa e junto com seguro de automóvel se destaca no mercado. Estes são seguros que já estão enraizados nas pessoas físicas e jurídicas. Porém, os corretores devem buscar enfatizar melhor a cultura do seguro empresarial e levar aos clientes mais conhecimento sobre as alternativas e coberturas, e mostrar esse produto como um investimento, desmistificando de que trata-se de um seguro caro”, defende. Ele relata ainda que há opções que podem chegar a menos de 1% do valor da empresa e garantir uma cobertura ideal para cada caso.

Para isso, o corretor deve priorizar o atendimento personalizado. Cacá Valle reforça que os passos devem seguir primeiramente a visão macro daquela empresa, para depois entender as necessidades que ela demanda no momento. “Muitas vezes, as empresas não sabem a demanda que possui e ao conhecermos a realidade passamos a observar as características do imóvel, a forma de armazenagem e a operação, mostrando todos os riscos a que ela está sujeita e buscando a melhor opção para aquele negócio”, explica. Para ele, a não contratação de um Seguro Empresarial pode acometer uma empresa durante um acidente, onde pode ser necessário acionar crédito em banco, economias de caixa e mexer com custos que eram focados em outras demandas. “O seguro empresarial deve estar no hábito e cronograma de toda empresa”, defende.

Atualmente, diversos nichos de empresas buscam o seguro. Na Valle, segundo Cacá, o mais comum é fazer seguro empresarial para escritórios de diversas atividades como advocacia, contabilidade e odontológicos. Além de atender empresas com mais riscos, tais como distribuidoras e armazéns, que buscam proteção de seguro incêndio e suas coberturas adicionais.

Expectativas 2023

Os especialistas do mercado segurador já alertam pela alta do seguro no próximo ano, muito do reflexo ainda da pandemia, da inflação e aumento de custos em diversos setores, inclusive, destaca Cacá Valle, o próprio valor da Construção Civil influencia diretamente nos valores de um seguro empresarial, por exemplo. Mas no geral, as seguradoras e o mercado segurador garantem ainda que o preço estará a altura do atendimento e das apólices focadas na necessidade de cada cliente.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock