Ultima atualização 18 de agosto

Alta do mercado de máquinas agrícolas destaca importância do seguro

De acordo com a Abimaq, o setor de tratores, colheitadeiras e implementos fechou o ano de 2021 com um crescimento de 42%

Os altos patamares de produção agrícola têm influenciado positivamente o avanço da renovação da frota de máquinas agrícolas no agronegócio nacional. De acordo com a Abimaq, com o agricultor capitalizado, o mercado de tratores, colheitadeiras e implementos fechou o ano de 2021 com um crescimento de 42%, número que poderia ser ainda maior, não fosse a escassez de matéria prima, como aço e borracha, ocasionada pelas restrições logísticas impostas pela pandemia de Covid-19.

Em 2022, o mercado segue numa crescente. De janeiro a maio a Abimaq identificou um aumento de 3,6% nas vendas ante o mesmo período de 2021. A associação prevê um crescimento consolidado de 9% para este mercado até o final de 2022. Acompanhando a movimentação do mercado, a BB Seguros tem reforçado sua aposta no segmento rural, com seguros para a proteção do patrimônio do produtor rural nas propriedades, extensivo às máquinas agrícolas e demais equipamentos e benfeitorias, sejam elas financiadas pelo Banco do Brasil ou não.

“O cenário econômico é, sem dúvida, importante para o aumento da penetração do seguro para máquinas agrícolas, além de outros equipamentos, benfeitorias, silos e mercadorias que o produtor possui em sua propriedade e representam ativos de alto valor”, comenta João Fruet, diretor Comercial da Brasilseg. “Com o avanço da tecnologia, as máquinas têm desempenhado um papel fundamental na produção agrícola, o que também eleva o valor agregado dos equipamentos. Ter uma máquina parada significa um prejuízo muito grande e o agricultor demonstra ter consciência disso”, acrescenta o executivo.

Na BB Seguros, o produto para essa finalidade é o Seguro Patrimônio Rural, que cobre os bens diretamente relacionados às atividades rurais, pecuárias, aquícolas ou florestal, que não tenham sido oferecidos em garantia de operação de crédito rural. O produto oferece proteção e tranquilidade para o produtor, protegendo seus bens contra diversos danos, desde benfeitorias e seus conteúdos, até as máquinas, equipamentos, implementos agrícolas e aparelhos portáteis. O Seguro Patrimônio Rural indeniza as perdas do produtor para que ele não tenha prejuízos e possa seguir produzindo.

Já o seguro Penhor Rural tem cobertura para máquinas e equipamentos agrícolas financiados em casos de colisão, abalroamento, capotagem, tombamento e acidente de causa externa; incêndio, raio e explosão; danos elétricos; roubo ou furto mediante arrombamento; e despesas com transporte do bem segurado do local do acidente para a oficina de reparos mecânicos.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock