Ultima atualização 28 de março

Mudanças na mobilidade e queda da venda de veículos novos afetam seguro

Pedro Pimenta, diretor de Automóveis na Mapfre, explica os fatores que influenciaram o seguro automóvel nos últimos tempos e quais são as preocupações do setor

Apesar do seguro automóvel ser o produto de dano com maior penetração no Brasil dentre o que é oferecido pelo mercado, nos últimos dois anos, principalmente pela crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, muita coisa mudou na carteira. A mobilidade urbana passou por uma transformação neste período, o lockdown e o home office fizeram com que a grande maioria das pessoas ficassem parte do tempo em casa e deixassem seus veículos na garagem.

Esse movimento fez com que a sinistralidade do seguro caísse drasticamente, principalmente no primeiro semestre de 2020, pois a menor quantidade de carros na rua fez com que o índice de roubos, furtos e colisões diminuísse, proporcionando a queda do preço do produto. Entretanto, com as restrições sanitárias sendo retiradas pelas autoridades, mais gente voltou a circular de carro pelas ruas. Além disso, outra mudança na indústria automotiva fez com que o seguro fosse afetado: a alta entre 20% e 30% no valor dos veículos usados.

Pedro Pimenta

Segundo Pedro Pimenta, diretor de Automóveis da Mapfre, três fatores foram fundamentais para que isso acontecesse: a falta de peças para a produção de automóveis, a diminuição de mão de obra nas fábricas e a dificuldade do consumidor ter acesso ao crédito. “O cenário econômico mundial é uma coisa que nos preocupa. Nossa principal inquietação é que as pessoas deixem de participar do mercado, seja por problemas financeiros ou qualquer outro motivo. A segunda é que as pessoas assumam mais riscos no sentido de diminuírem as coberturas do seguro. Sendo assim, é fundamental transmitir de maneira transparente o atual cenário do setor para os clientes”.

O executivo afirma que na Mapfre o custo de reparação dos automóveis subiu, com aproximadamente 6% da carteira acionando o serviço de reparos e 1% apenas solicitando a indenização integral do veículo. Outro ponto relevante é que 30% dos segurados da companhia utilizaram a assistência 24 horas até dezembro de 2021 e 80% o guincho. “Não sentimos perda na renovação das apólices, mas para que isso se mantenha é preciso que a venda de carros novos volte a crescer para que as pessoas não deixem de manter o seguro”.

De acordo com dados da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), apenas 30% dos carros que circulam no Brasil contam com seguro. Para Pimenta, a relação custo-benefício do seguro pode passar a ser questionada pelo consumidor nos próximos anos caso as seguradoras não inovem seus produtos e serviços. “O seguro não é um mal necessário como muitos pensam, é apenas uma transferência de risco. A nova regulação vai nos permitir criar seguros que se adéquem a realidade de cada pessoa. Acho que a grande revolução desse ano será o seguro intermitente, mas será necessária uma comunicação muito clara com o cliente para que nenhuma parte seja prejudicada”.

Pimenta ressalta que os corretores de seguros serão fundamentais pra que a carteira cresça e o seguro automóvel faça parte da realidade de todos os motoristas. “Eles são o elo entre os segurados e as seguradoras. Aqui na Mapfre, temos um grupo no qual nossos parceiros, através de suas experiências, nos ajuda a identificar os principais pontos de risco de cada região. Os corretores são importantes na prestação de serviço e isso nos ajuda a fidelizar cada cliente”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock