Ultima atualização 15 de fevereiro

Seguro Residencial: Setor deve trabalhar para aumentar carteira

Dados da Susep apontam que apenas 15,8% dos lares brasileiros contam com uma apólice para protegê-los

EXCLUSIVO – Dados da Susep (Susep (Superintendência de Seguros Privados) apontam que apenas 15,8% dos lares brasileiros contam com uma apólice de seguro residencial. Contudo, mesmo durante a pandemia, a carteira foi responsável pelo montante de mais de R$ 3 bilhões em prêmios para as seguradoras no Brasil em 2020.

O seguro residencial oferece proteção contra danos que acontecerem em um incêndio, em uma explosão ou implosão, por fumaça ou por queda de aeronave. Além das coberturas básicas, o cliente pode adicionar diversas outras coberturas e deixar o seguro mais completo, de acordo com suas necessidades, com opções como: cobertura para danos elétricos, alagamentos, danos em reformas, vidros quebrados em caso de roubo ou furto, danos a terceiros, auxílio funeral e até para danos em placa solar.

“Precisamos conscientizar as pessoas de que contratar o seguro residencial não será um gasto a mais no orçamento, mas sim uma ferramenta que dará amparo e tranquilidade para inúmeras situações de imprevisto com a casa, que em geral nos fazem ter gastos extras. Por meio do seguro, o sinistro pode ajudar o segurado com uma economia considerável no momento da ocorrência, já que o produto garante, por meio de um preço fixo, as coberturas para grandes e pequenos danos no imóvel”, diz Marcel Tornero, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro.

Com a pandemia, um grande número de pessoas passou a trabalhar no formato home-office, o que fez com que a população despertar para a importância da manutenção do imóvel. Segundo Marcelo Blay, VP de Seguros da Creditas e CEO da Minuto Seguros, além da proteção do patrimônio tão sonhado, é necessário proteger o local de trabalho. “Os corretores devem aproveitar seus clientes de outros ramos de seguro para fazer a venda cruzada. O momento é muito propício em função da pandemia, que trouxe a percepção que um risco não apenas pode comprometer o dia-a-dia da família que mora na casa, bem como a capacidade da pessoa poder continuar a trabalhar”.

Paula Erica Tassi, gerente de Produtos da HDI Seguros, afirma que para manter o setor crescendo é preciso adaptar não somente produtos, mas também serviços e processos, oferecendo cada vez mais comodidade e agilidade para os consumidores. “Mudanças de cenário são a oportunidade para inovar, e fazemos isso sempre com o olhar atento às necessidades dos clientes e do mercado como um todo. A seguradora precisa ter em seu portfólio um produto completo, que se adapte conforme o perfil do cliente. Os segurados precisam entender o valor agregado do produto para ter aderência, pois se isso não ocorrer a venda não se concretiza”, ressalta.

A Bradesco Seguros, por exemplo, seguiu investindo em tecnologia e pesquisa com objetivo de aprimorar a experiência de corretores e consumidores com os produtos, serviços e assistências da companhia. “Nos últimos meses, por exemplo, foram criados canais de atendimento, serviços e assistências emergenciais, reestruturação de processos já existentes, além de produto com coberturas combinadas (auto + residencial), como é o caso do Auto Lar. Nossa missão é ajudar o corretor a conquistar mais clientes e oferecer um atendimento rápido e eficaz ao consumidor”, afirma Raquel Cerqueira, superintendente de Ramos Elementares da empresa.

Recentemente a Susep flexibilizou as regras para criação de novos produtos, dando a oportunidade do mercado se preparar para esta e para outras inovações que virão. Blay acredita que o que limita o crescimento são questões ligadas à macroeconomia, pois o setor de seguros é muito correlacionado a índices de renda e de emprego. “Acho que campanhas institucionais feitas pelos órgão representativos da indústria, como os Sindicatos e Confederações possam ajudar muito nesse processo de popularização do seguro”, diz.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO