Ultima atualização 05 de janeiro

Seguro auto e os cuidados com as chuvas de verão

É preciso que corretor e consumidor fiquem atentos, pois nos casos em que o seguro é somente de Roubo e Furto não há cobertura para esse tipo de evento

O seguro compreensivo é conhecido popularmente como seguro total cobre os principais eventos que acontecem com as chuvas de verão. Entre os eventos podemos destacar as inundações, alagamentos e quedas de árvores. Segundo números da TEx, 95% dos clientes contratam o seguro completo.

Entretanto, Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da insurtech, ressalta que as seguradoras não cobrem quando o segurado se arrisca. “A seguradora pode recusar o sinistro se o veículo estava em um local seguro e tentou atravessar uma área já alagada”, afirma.

Outro ponto elencado pelo executivo é em relação ao custo para recuperar o veículo e o valor da franquia. “Para um veículo Onix 0Km, por exemplo, a franquia é de R$ 3.300,00. Portanto, só é possível acionar a seguradora se o gasto for superior a esse valor”, revela

Uma questão interessante, se tratando de chuvas e temporais, é saber se a seguradora oferece a limpeza do veículo nos casos em que ficou abaixo da franquia. “A limpeza é cara e precisa ser realizada por uma empresa especializada, uma vez que precisa desmontar, limpar, secar e montar várias partes do veículo”, explica Dantas.

Nos casos em que o seguro é somente de Roubo e Furto não há cobertura para esses tipos de eventos. “Em algumas situações é possível contratar a cobertura de Indenização Integral junto com Roubo e Furto, mas nesse caso só vai cobrir eventos de Perda Total, onde não é possível recuperar o veículo”.

Uma curiosidade destacada por Dantas é que não há cobertura quando esses eventos ocorrem com água salgada, ou seja, aqueles que são ocasionados pelo aumento do nível do mar ou das ondas.

“É muito importante que o cliente e corretor avaliem os riscos das chuvas, principalmente se o cliente trafega ou mora próximo de regiões que costumam alagar”, ressalta o executivo.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO