Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguro (Ibracor) indicam que, até o dia 22 de agosto de 2018, 46.970 pedidos de recadastramento haviam sido deferidos e outros 222 ainda não tinham sido finalizados. Até a data, 196 pedidos constavam como “em exigência”, “em exigência preliminar” e “revisão segunda exigência”; 3 aguardavam análise preliminar do Instituto; 74 aguardavam análise da Superintendência de Seguros Privados (Susep); e outros 13 já estavam sendo analisados pela autarquia. Outros 10.829 constavam como indeferidos.
Passo a passo do recadastramento
Para os corretores que ainda precisam dar continuidade ou prosseguimento aos pedidos de recadastramento, é importante verificar os seguintes pontos:
- Estar atento a todos os passos do processo, preencher seus dados nos campos indicados; clicar em salvar o cadastro e verificar o recebimento de dois e-mails da Susep (o primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo);
- A não finalização do pedido, no prazo de até 60 dias, acarretará o cancelamento da solicitação, conforme prevê o art. 6º, § 1º, da Circular SUSEP nº 552, de 2017;
- O acompanhamento do pedido de recadastramento pelo corretor é importante e imprescindível.
Para mais informações, os corretores devem consultar as Circulares Susep nº 552 e nº 558, de 2017, o Portal do Ibracor e os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), ou entrar em contato nos telefone disponibilizados pela autarquia (3233-4146 e 3233-4045) e pelo Instituto (3509-7070).
Fonte: Ibracor