Ultima atualização 21 de junho

Seguro paramétrico contribui na gestão financeira de empresas de energia solar

Ferramenta promove uma maior estabilidade do fluxo de caixa, minimiza o risco de crédito e reduz a volatilidade nos resultados

O setor de energia solar já trabalha com muitas ferramentas tecnológicas no Brasil, mas por mais sofisticados que sejam os estudos e previsões meteorológicas, não é possível estimar de forma precisa o volume final da produção, que é muito dependente das variações climáticas. Para falar sobre esse tema, a Swiss Re Corporate Solutions promoveu o workshop “Como Mitigar o Impacto dos Efeitos Climáticos na Geração de Energia Solar” durante o evento “Brasil Solar Power 2018”, realizado no Rio de Janeiro, na última semana.

De acordo com Elaine Fridman, especialista em soluções de seguros paramétricos da Swiss Re Corporate Solutions e representante da companhia no workshop, nos próximos dez anos a matriz elétrica brasileira apresentará um aumento da participação de fontes renováveis, com destaque para fontes solar e eólica. Considerando esse possível cenário, Elaine explicou como o seguro paramétrico de índice climático pode contribuir na gestão financeira de empresas de energia solar, uma vez que o produto visa proteger o fluxo de caixa de empresas contra eventos climáticos adversos. No caso do setor de energia solar, o seguro compensa o gerador pela queda de receita em função de um menor volume de energia provocado por baixa irradiação solar, por exemplo.

O seguro paramétrico de índice climático é customizado de acordo com a necessidade específica do cliente. São definidos índices, gatilhos e prazos de cobertura em comum acordo entre o cliente e a seguradora. Assim como a contratação, a indenização é realizada por meio de uma apuração simples. A seguradora e o cliente apuram o resultado do índice através de consulta à base pública e, se constatado sinistro, o cliente é indenizado conforme estipulado na apólice.

A Swiss Re Corporate Solutions é uma das provedoras de proteção climática do mundo, com uma importante trajetória em inovação de produtos em mais de 20 países. Com o seguro paramétrico de índices climáticos, a seguradora trabalha há mais de 10 anos nos EUA e Europa e foi a primeira companhia a oferecer esse produto no Brasil, em 2016.

 

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock