Conseguir clientes em tempos de crise pode ser uma tarefa difícil. Afinal, é natural que as pessoas coloquem o pé no freio e mudem a forma como elas consomem. A boa notícia é que, mesmo com este cenário, o empresário pode driblar os obstáculos e aumentar sua carteira de consumidores.
Entre as práticas que não podem deixar de ser adotadas por quem quer se destacar em tempos difíceis estão tornar as vendas mais pessoais e priorizar o bom atendimento.
6 dicas de como conseguir clientes em tempos de crise
1. Torne as vendas algo mais pessoal
Cada cliente é único. Por isso, sua forma de vender para ele também tem de ser. O primeiro passo para tornar isso realidade é entender que cada consumidor é uma pessoa, com seus gostos e necessidades. Para conseguir chegar até o cliente e fazer com que ele não só efetue uma compra, como estabeleça um relacionamento de longo prazo com a sua empresa, é importante, antes de tudo, identificar quais são as necessidades desse consumidor, como ele se comporta e o que sua empresa pode oferecer para atender aquilo que ele procura e precisa.
O que funciona para um consumidor pode não funcionar para outro. Sensibilidade é a senha para tornar suas vendas mais pessoais. Na prática, para conseguir clientes em tempos de crise, é essencial prospectar sim, mas, também, investir tempo no fortalecimento das relações com os clientes já existentes.
2. Priorize o bom atendimento
Em tempos de crise, é natural que os clientes fiquem ainda mais criteriosos e cuidadosos com suas compras. Ninguém quer arriscar gastar mais do que deve quando a incerteza em relação ao futuro está no ar. Esse clima exige que as equipes de vendas das empresas se esforcem todos os dias para tratar bem os consumidores.
O cliente precisa sentir que quem está do outro lado do balcão tem como principal objetivo satisfazer sua necessidade e não fechar uma venda a qualquer custo.
3. Invista em marketing
Quando a crise afeta o negócio, muitos empreendedores acreditam que a solução é deixar de lado ações de marketing para reduzir custos e economizar. Não cometa esse erro, que pode ser fatal para sua empresa! Ao cortar a verba para marketing, você realizará menos vendas e, consequentemente, terá menos dinheiro em caixa.
A saída para conseguir clientes em tempos de crise é o equilíbrio: invista em marketing e comunicação, mas procure opções que sejam adequadas à realidade do mercado atual e da sua empresa.
4. Mantenha sua equipe motivada
Ter uma equipe de vendas motivada é um passo essencial para conseguir clientes em tempos de crise. Para alcançar esse objetivo, é importante não deixar de investir na capacitação do time. Seus funcionários precisam estar por dentro das últimas novidades e técnicas de vendas, por exemplo.
Outro ponto importante para manter a equipe motivada é realizar periodicamente programas de incentivo para os vendedores. A dinâmica deve ser simples: quem vende mais ganha mais recompensas. Assim, você se certificará que todos se motivem para fechar mais negócios e ganharem mais prêmios. Trabalhar em um espaço agradável, com um clima harmônico, é um impulso e tanto para o time desempenhar melhor sua função. Funcionário feliz tem muito mais motivação para deixar o cliente feliz.
5. Veja o que seus concorrentes estão fazendo
Ninguém vive em uma bolha. Em plena era da informação, quem está atento a tudo o que acontece no mercado sai na frente. Para sua empresa não ficar para trás, principalmente em momentos de recessão, é essencial observar o que a concorrência está fazendo. Se for o caso, descobrir como pode adaptar as táticas usadas para a realidade da sua empresa.
Comece analisando a forma como seus principais concorrentes se comunicam com os clientes e em que canais eles estão presentes. Veja as reclamações que os consumidores fazem sobre os serviços e, principalmente, os elogios em relação às outras empresas. Observe aspectos relativos à comunicação visual e ponto de venda e compare com os principais players do mercado.
6. Seja criativo
Principalmente em tempos de crise, se reinventar é preciso. Nesse sentido, a criatividade é um ponto fundamental para se destacar e, assim, conseguir aumentar a base de clientes da empresa. Independentemente do segmento de atuação do negócio, é possível apostar em práticas diferentes para chamar a atenção do consumidor e aumentar suas vendas.
Vender mais mesmo em tempos de crise é possível. Mas, para isso, é preciso rever processos, analisar o que está dando certo e o que pode ser melhorado e, se preciso, se reinventar para voltar a ser relevante para os clientes. O passo mais importante para conseguir aumentar as vendas é saber exatamente para quem você quer vender. A partir do momento que sua marca conhece os clientes e passa a antecipar desejos e atender às necessidades dele as vendas continuarão em alta mesmo em momentos de recessão. Coloque em práticas nossas dicas e veja a diferença no seu caixa.
Fonte: ADV Tecnologia
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