Ultima atualização 21 de maio

Os impactos da tecnologia na reparação automotiva

Conserto, mão de obra e tendências do mercado reparador foram os principais temas do evento promovido pelo Cesvi Brasil

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), da Mapfre, realizou em sua sede, em São Paulo, a 17º edição do Certa (Centro de Referência Técnica Automotiva), com o tema “Os impactos da tecnologia automotiva para a reparação”, que promoveu palestras e debates entre especialistas e profissionais do setor automotivo sobre temas como a reparação adequada de carrocerias em alumínio, adesivos automotivos e o mercado de oficinas.

O evento contou com a participação de mais de 90 convidados e, em sua abertura, Emerson Feliciano, superintendente do Cesvi/Mapfre, ressaltou a importância da realização do encontro. “O Certa é um evento capaz de promover a discussão sobre temas relevantes para o mercado reparador e ao mesmo tempo reúne para networking as oficinas que fazem parte da história do Centro”, comentou.

A palestra “A evolução do alumínio dentro do setor automobilístico” foi apresentada pelo consultor especialista de mercado e inovação, da CBA, Heber Pires Otomar e pelo coordenador técnico do Cesvi/Mapfre, Alessandro Rubio, que explicaram que existe uma tendência de o alumínio e outros materiais mais leves se tornarem uma opção cada vez mais viável e benéfica para o desenvolvimento de veículos.

Segundo Rubio, o maior número de componentes de materiais leves, como o alumínio e compostos de fibra e plástico nos veículos, e a leveza que esses materiais proporcionam, são essenciais para o futuro do automóvel. “Estes materiais estão cada vez mais presentes nos carros, seja por questões estruturais, seja por redução no consumo de combustível e até para a segurança dos ocupantes. Por isso, é fundamental que todo reparador tenha o conhecimento necessário para fazer o conserto da maneira correta”.

O segundo palestrante do dia foi o engenheiro mecatrônico, da Henkel, Daniel Stuart, que abordou questões relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos e aplicações de adesivos automotivos. Por fim, o diretor de marketing e vendas, da ICR Brasil Reinaldo Bigal, encerrou o evento falando sobre reparo rápido e o atual momento do mercado das oficinas.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação