Ultima atualização 09 de fevereiro

Aplicativo web acelera processo de sinistro residencial

Ferramenta trabalha por meio de fotos, mensagens de texto e voz, para que o usuário possa agilizar o procedimento de vistoria e documentação

O dispositivo chegou ao mercado no início de 2018 e promete facilitar os processos burocráticos do sinistro. Além da redução de tempo, também é didático e reduz os custos das seguradoras. A ferramenta, elaborada pela Planetun, insurtech que desenvolve soluções disruptivas, era testada desde o ano passado.

A empresa já havia planejado um software para serviços automotivos em 2014. Com a boa reputação do programa, decidiu buscar novos nichos dentro do mercado segurador. A plataforma para automóvel, que faz a vistoria prévia e a validação de sinistros, foi a motivadora para a criação do app web para inspeção residencial.

Quando perguntado sobre a criação do programa, Henrique Mazieiro, sócio fundador do grupo, disse: “Criamos um seguro-software de regulação e inspeção. Ele deu base para o nosso aplicativo. Nesse processo, percebemos que precisávamos de algo mais prático e rápido para que o cliente tivesse mais facilidade. Em parceria, lançamos um produto de autovistoria para residência.”

Henrique Mazieiro
Henrique Mazieiro

O aplicativo foca na simplicidade dos processos. Tem uma superface leve e é de fácil manuseio. Conta com sistema de voz, caso o segurado esteja em uma situação que não lhe permite a digitação e, também, trabalha com o envio de fotografias, que além de confirmarem a veracidade das informações passadas, garantem a vistoria prévia.

Outras funcionalidades

Mazieiro afirma que o acessório web tem outras vantagens. “A resposta é instantânea. As pessoas não querem programas no celular. O app web permite à seguradora que, quando constatada do problema, forneça um link via SMS, que redireciona o usuário para a ferramenta. A partir disso, o cliente começa a receber as informações para prosseguir com o processo. A transmissão dos dados acontece em tempo real e, para aumentar a segurança, contém geolocalização.”

Cerca de quatro mil pessoas foram atendidas pelo serviço no primeiro mês de funcionamento. O dispositivo pode ser acessado offline, e, quando o usuário reconecta-se à internet, os dados são enviados a seguradora. “É personalizado para todas as companhias. Cada empresa consegue montar o seu layout. Atende a cada documentação necessária. É voltado para facilitar a vida do cliente, tem um chat para atender as dúvidas. Pretendemos alavancar o serviço para comércio e equipamentos.”, completa o sócio fundador da desenvolvedora.

Maike Silva
Revista Apólice

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