Ultima atualização 13 de novembro

Comissão rejeita exigência de fiador ou avalista fazer seguro

Relator afirma que obrigatoriedade de seguro para avalistas e fiadores vai gerar mais um custo para o tomador do crédito. Entenda

comissão

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou proposta que obriga fiador ou avalista a fazer seguro para coibir eventuais prejuízos (PL 6734/16). O projeto do deputado Sinval Malheiros (Pode-SP) altera o Código Civil (Lei 10.406/02).

O texto atual da lei diz que, pelo contrato de fiança, uma pessoa se compromete a cumprir obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra. O texto acrescenta dispositivo vedando à pessoa natural prestar fiança sem seguro vinculado ao respectivo contrato.

O relator, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), recomendou a rejeição da proposta. Segundo ele, a obrigatoriedade de seguro para avalistas e fiadores vai gerar mais um custo para o tomador do crédito.

“Tal custo tende a ser expressivo, uma vez que nunca houve no Brasil esse tipo de seguro. Como não há dados históricos que permitam estimar o valor das apólices, a tendência é fixar taxas elevadas”, disse Ihoshi.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.

Fonte: Agência Câmara Notícias

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock